Rádio Rhema Online

domingo, 23 de março de 2008

PÁSCOA, PRA QUE TE QUERO?...

"Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24.5b-6a).

Quando Deus tirou o povo de Israel do Egito requereu como sacrifício a morte de um cordeiro imaculado (sem manchas, chagas, doenças ou imperfeições) o qual deveria ser degolado, assado e comido por todos na noite em que o anjo do Senhor haveria de vingar Israel das mãos de Faraó, trazendo morte a todo o primogênito do Egito, cujas casas não tivessem marcados os batentes das portas com o sangue do cordeiro sacrificado naquele dia...

A esse ritual deu-se então o nome de PASSAGEM (no hebraico Pessach), celebrando-se desde então a passagem de Israel pelo Mar Vermelho - no qual simbolicamente foram batizados (ainda que passassem em terra seca)... Também a passagem da condição de escravos para povo livre e de mero aglomerado de pessoas apátridas para uma verdadeira Nação Israelita... Daí anualmente comemorarem a passagem, conforme relatado no livro do Êxodo (saída) capítulos 12 e 13.

Foi justamente numa noite como aquela que Jesus de Nazaré, o Messias esperado e há muito anunciado pelos profetas foi preso em emboscada pelos guardas romanos, guiados pelos sacerdotes israelitas e por Judas Iscariotes (o apóstolo traidor), sendo torturado e flagelado até o momento de sua condenação...

Sentenciado por Pôncio Pilatos a pena capital a rogo dos líderes religiosos e de todo o povo cujos corações estavam distantes de Deus, foi conduzido a um lugar rochoso denominado Monte Caveira (Gólgota), onde foi crucificado juntamente com dois ladrões, padecendo até a morte, embora nenhum de seus acusadores tivesse contra ele apresentado qualquer evidência que justificasse tal barbárie...

Era necessário, no entanto, que o Cristo (o Sofredor) padecesse tais afrontas, a fim de que se cumprisse o que acerca dele havia sido predito pelos profetas, como Isaías (cap.53): “QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais indigno dentre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”.

A seu respeito também se pronunciou João Batista, quando este vinha para ser batizado no Jordão: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29).

A crucificação ocorrera às vésperas da Páscoa, sendo já o fim da tarde da sexta-feira e início do Sábado (Shabath).

Tendo-o depositado em uma gruta comprada por José de Arimatéia, os discípulos então se despediram do Mestre amado. Havia morrido também com o Cristo a esperança de Israel.

Vale lembrar que mais uma vez os israelitas encontravam-se em condições análogas as do Egito, somente que agora eram escravos em suas próprias terras, servindo ao Imperador romano. Além disso, eram escravos do pecado, da maldade, do tradicionalismo religioso, da avareza, da corrupção, e toda sorte de mal que separa o homem de seu Criador.

No entanto, o sepulcro não seria bastante para detê-lo, pois Deus haveria de ressuscitá-lo, restituindo-lhe a Glória que lhe pertencia desde a eternidade. E logo pela manhã no domingo, ao dirigirem-se a sepultura onde o puseram, viram que o túmulo de Jesus estava vazio... E vazio permanece até o dia de hoje...

Ele não está mais na Cruz; tampouco ficou na sepultura... Ressurgiu como houvera predito, e a direita do Pai assentou-se, donde também virá outra vez para levar-nos consigo para uma vida eterna...

Ele é a nossa Páscoa... A nossa passagem de uma vida de pecados para uma vida de justificação... De uma vida desesperançosa para uma nova e viva esperança, conforme anunciou o apóstolo Pedro: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pe. 1:3).

Que o Cristo ressurreto possa neste domingo de Páscoa, vivificar os nossos corações, fazendo-os compreender qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para conosco.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:2)

FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!

São os votos da família Sousa...

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails