Rádio Rhema Online

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CAMINHOS DO CORAÇÃO...

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” PV. 14:12

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá.” Jr. 17:9

Conforme anunciado pela Rede Record de Televisão esta é a última semana da novela que mexeu com os “genes” de muitos telespectadores brasileiros, em especial o público jovem e infanto-juvenil.

Inspirada nas famosas HQs (histórias em quadrinhos), a trama de CAMINHOS DO CORAÇÃO retrata um mundo imaginário no qual seres humanos (comuns ou geneticamente modificados) convivem com seres intergalácticos e mutantes de toda sorte, bem ao estilo MARVEL e DC COMICS (editoras de revistas em quadrinhos mundialmente conhecidas por seus super-heróis: Superman, Homem-aranha, X-Men, Batman & Robin, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Capitão América, Thor, Lanterna Verde, Flash, e centenas de outros).

A novela tem como pano de fundo, assim como nos quadrinhos, a incansável e interminável disputa entre o bem e o mal, além de conflitos internos vividos por membros dos próprios grupos mutantes (tanto nas revistas quanto na telenovela).

De acordo com alguns atores e o próprio diretor da novela, entrevistados essa semana pela emissora, o objetivo é trazer ao telespectador um produto diferenciado e inovador, que sirva tanto para o entretenimento do público quanto para suscitar discussões sobre temáticas relevantes e atuais.

Ao nosso entender os temas mais explorados foram: as pesquisas com células-tronco embrionárias (e sua manipulação indiscriminada), a possibilidade de vida em outros planetas (retomado pelos EUA e que consome bilhares de dólares dos contribuintes norte-americanos a despeito da crise econômica), o descaso pela vida e pela raça humana (rebaixada a níveis bestiais na novela), a necessidade de aceitação entre as diferentes “raças” (lembrando que a raça humana é uma só, classificada ou dividida por diferentes etnias), suas culturas e comportamentos sociais adversos (incluindo a prática milenar do homossexualismo), dentre outros.

Confesso que se não fossem as inúmeras intervenções minhas e de minha esposa nossos filhos não perderiam um episódio – eu mesmo assisti a alguns, daí poder escrever este artigo.

Pode parecer um tanto quanto radical de minha parte, mas não consigo imaginar (e já refleti bastante sobre a questão) como uma novela com essa temática pode contribuir para o desenvolvimento intelectual, cultural, social e, principalmente, espiritual de um CRISTÃO.

Note que faço questão de destacar a palavra CRISTÃO, porque para aqueles que não estão em Cristo, tudo não passa de um mero entretenimento, uma distração, um verdadeiro passatempo (ou "rouba-tempo", se preferirem).

Bem, fato é, no entanto, que muitos neófitos e incautos cristãos tem voltado seus corações para os ensinamentos propagados pelas novelas e por uma série de outros programas do gênero na busca por respostas para os problemas do dia a dia, tais como: os de relacionamento conjugal; de falta de comunicação entre pais e filhos; de falta de limites e regras de comportamento; das escolhas e dos direitos do jovem e do adolescente; sexo, drogas, emancipação, educação, doenças de toda sorte (inclusive as DST), calamidades públicas etc. Esquecem-se de que temos um manual com regras de fé e prática que nos auxilia e nos orienta no trato com questões de toda natureza – seja ela emocional, psicológica, financeira ou espiritual –, a Bíblia Sagrada.

Esse manual tem sido negligenciado por muitos cristãos, os quais são engodados por um produto caro, porém falsificado, adulterado, envenenado. Gastam horas diante da televisão na busca de uma resposta para seus problemas, ou pelo menos na tentativa de suprir o vazio pela falta de uma. Deixam de buscar o melhor de Deus para se deleitarem com o “Melhor do Brasil”; de trilhar os caminhos do Senhor para percorrerem os “Caminhos do Coração”; de chorar pelos que perecem sem Cristo e estender as mãos aos caídos para chorarem de rir com a desgraça alheia nos “Vídeos mais Engraçados do Mundo”; E por aí vão...

Chama-me ainda mais a atenção o fato de que a emissora tem sido “defendida com garras e presas” (parafraseando o velho ditado) pelos súditos do “reino de Edir”, que não raro atacam a concorrente pela propagação de mensagens e ensinamentos anti bíblicos, o que já é sabido e notório no meio evangélico.

Ora que aqueles deixem de lado o caminho da verdade para ensinar o “caminho do politeísmo indiano” vá lá... Eles já ensinaram espiritismo, zen-budismo e até neo-pentecostalismo corrupto (lembram?)... Seus seguidores deixam de servir ao GRANDE DEUS para se prostrarem diante do “Grande Irmão”. Mas daí a uma emissora dita evangélica (???), ou pelo menos pertencente àquele "reino", disseminar ou permitir que se dissemine nas mentes e corações de milhares de vidas (lares, famílias, instituições) a cultura do “tudo posso pelos poderes mutantes que me fortalecem” aí já é demais.

Tenho visto crianças querendo virar vampiros, e outros que prefeririam se desmaterializar diante de seus próprios pais a ter que ouvir um conselho ou mesmo uma boa reprimenda.

Sinto saudades dos tempos em que a principal referência de uma vida vitoriosa mesmo diante de grandes desafios para toda criança nascida num lar cristão era a do "pequenino" Davi diante do "gigante" Golias... Tempos realmente bons!

Obviamente que alguns dos leitores devem estar me achando um idiota arrogante por escrever tudo isso, mas a verdade é que se até mesmo ao mais idiota dos seres humanos (pesquisem a definição clínica para IDIOTIA a fim de entender melhor o que estou dizendo) lhe for pregado o evangelho de Cristo, certamente não errará o caminho.

Que o Senhor nos ajude a combater – ao menos dentro de nossos lares – a pulverização de sementes malignas de ervas daninhas antes que não seja mais possível distinguir e tampouco separar “joio de trigo”.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me os pensamentos e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139:23-24.

Prossigo para o Alvo... Fp. 3:14

1 comentários:

Nilson Coelho disse...

Excelente postagem. Um comentário necessário. Um grande abraço em Cristo.

Related Posts with Thumbnails