Rádio Rhema Online

sexta-feira, 31 de julho de 2009

SANTA INCOERÊNCIA...

CENSURA PÚBLICA E SUSPENSÃO DOS TRATAMENTOS

Essa foi a punição aplicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) que condenou nesta sexta-feira (31 de julho de 2009) a psicóloga Rozângela Justino* em razão da aplicação de práticas terapêuticas em pacientes declaradamente homossexuais que, voluntariamente, recorreram a sua clínica em busca de apoio na tentativa de abandonar a prática.

O procedimento disciplinar
a que foi submetida a psicóloga tem por base a Resolução 01/99 do CFP que afirma que a homossexualidade "não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão".

Como diria o Robin
: “Santa incoerência, Batman” – e que ninguém duvide da masculinidade desses personagens.

Se o DIREITO
de ser “inquestionavelmente” gay se dá por uma “dedada” – digo: penada –, de forma que não se possa colocar em dúvida as causas do desencadeamento dos desejos, tendências e escolhas de um indivíduo por esse ou aquele parceiro sexual ao longo da vida, por que cargas d’água o mesmo Ordenamento Jurídico que CERCEIA o direito de tratamento psicoterapêutico de alguém que deseja voluntariamente abandonar a prática HOMOSSEXUAL, se presta a oferecer gratuitamente àqueles que assim desejem, o direito pela troca, livre, espontânea e racional de sexo através de cirurgias pagas pelo SUS (com dinheiro de “fanáticos” evangélicos e psicoterapeutas, inclusive)? Por acaso é doença nascer com pênis (lamento a expressão, mas era necessário para ilustrar o argumento)? Até onde sei NÃO!

Onde está o critério?
Quem é a pessoa responsável pelo diagnóstico (se é que se pode chamar assim) do indivíduo que busca a referida cirurgia (corretiva ou de mutilação)? Um médico urologista, um ginecologista, um psicoterapeuta (para esses casos será que vale)...?

De acordo com
a Portaria 1.707 do Ministério da Saúde (MS) assinada em 18 de agosto de 2008 pelo ministro José Gomes Temporão – após desistir do duelo com o Ministério Público Federal –, deve-se considerar:

a) a orientação sexual e a identidade de gênero como fatores determinantes e condicionantes da situação de saúde;

b) fatores que, não apenas por implicarem práticas sexuais e sociais específicas, mas também por expor a população GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) a agravos decorrentes do estigma, dos processos discriminatórios e de exclusão que violam seus direitos humanos, dentre os quais os direitos à saúde, à dignidade, à não discriminação, à autonomia e ao livre desenvolvimento da personalidade;

c) que a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, instituída pela Portaria nº 675/GM, de 31 de março de 2006, menciona, explicitamente, o direito ao atendimento humanizado e livre de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS);...

E por aí vai...

Será que as considerações do Ministério da Saúde só se aplicam àqueles que desejam transmutar de sexo, e não àqueles que desejam retornar às condições, subjetivamente consideradas, “normais”, ainda que pelas suas próprias expensas?

Pensem: Se o “ser gay” é algo tão natural e inquestionável, e não algo provocado por patologias ou desvios psicológicos, porém sujeito à intervenções clínicas ou cirurgicas, teremos que concordar– em observância aos exemplos acima e seguindo a ordem “natural” das coisas –, que também o “deixar ser gay” é algo subjetivo, porém sujeito à intervenções clínicas ou psicológicas, OU NÃO? E não estamos falando precisamente de DOENÇA, mas de livre-escolha; livre-arbítrio; direitos e garantias fundamentais; tutela jurisdicional no sentido inverso (sem qualquer trocadilho).

Assim sendo, não teria o indivíduo o direito de escolher deixar de “ser gay”, mesmo que para isso fosse necessário contar com o apoio profissional de alguém tecnicamente preparado para lidar com as angustias da alma (psique)? Não é este o papel do psicólogo, do psicoterapeuta ou do psiquiatra? Não é desse apoio técnico que se refere o juramento proposto pelo próprio CFP pela Resolução 002/06? Senão, vejamos:

“Art. 3º - Fica estabelecido o seguinte texto para o juramento: Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”

Se tomarmos por exemplo um indivíduo (geneticamente) do gênero masculino, que nasça com distúrbios (patologicamente) hormonais ou morfológicos que o levem a crer (psicologicamente) que seja uma mulher, mas que não se reconheça e não se declare “gay”, mas tão somente se confunda quanto ao gênero devido à anomalia congênita, não teria esse o direito a um tratamento humano que pudesse aliviar ou sanar suas inquietações, conferindo-lhe, assim, "saúde e qualidade de vida"? Ou estaria fadado a encarar seu tormento como algo NATURAL e IRREVERSÍVEL... Ele que “saia do armário” se quiser?!

Nesse caso, os danos causados pelos sofrimentos e angústias de anos diante dessa realidade, não DEVERIAM ser tratados ou minimizados através de um tratamento psicoterapêutico? Afinal de contas, quem conferiu aos ativistas da causa homossexual ou ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) PODER ABSOLUTO para declarar e infligir ao indivíduo o "ser gay" ou "não ser gay"?

Não são estes mesmos ativistas que se pautam nos Direitos e Garantias Fundamentais prescritos na Constituição Federal (art. 5º da CF/88) para terem assegurada a liberdade de escolha com relação à sua preferência sexual, intimidade, privacidade, crença religiosa, dignidade etc.? Por sua vez – e novamente na contramão do próprio argumento –, buscam de toda forma CERCEAR o Direito Constitucional das entidades religiosas de doutrinar seus fiéis – fundamentados nas Sagradas Escrituras (manual de fé e prática para o cristão) – contra a prática homossexual: algo biblicamente considerado como sendo um desvio das coisas naturais (ver Rm 1:26-27), em verdadeira afronta ao Deus Criador. PECADO! ERRAR O ALVO!

Ora, no caso de nós cristãos, pastores, líderes, representantes eclesiásticos e membros em geral, não se trata apenas de uma questão CLÍNICA ou PROFISSIONAL, tampouco LEGAL, é uma questão de e temor diante de um DEUS soberano, santo, fiel e justo.

Mas no caso da colega e irmã ROZANGELA JUSTINO, bem como de seus pacientes, é uma AFRONTA à CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. E aí, somos obrigados a abraçar a causa...

Acorda BRASIL!

Acorda povo de DEUS!

Estão tentando CALAR a Igreja (ver. PL122/06, ADPF-178); estão tentando MANIETAR os profissionais evangélicos; estão tentando SODOMIZAR** nossos filhos.

Prossigo protestando!

*A Dra. Rozangela é graduada em psicologia desde 1981 e pós-graduada pelo Centro de Psicodrama do Rio de Janeiro, com o trabalho “Homossexualidade X Heterossexualidade – uma possibilidade de resgate da heterossexualidade”. Para saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela doutora acesse seu blog: http//rozangelajustino.blogspot.com

**Entenda-se, nesse contexto, como criar, educar, instruir, ambientar o indivíduo tendo por comum o modus vivendi da cidade bíblica de SODOMA, conforme descrita em Gênesis capítulo 19, a qual foi castigada pelo juízo divino, sendo consumida por fogo e enxofre.

Fontes:

Blog da Dra. Rozangela Justino


Blog Púlpito Cristão

Blog É Legal ser Crente

Portal Terra 1

Portal Terra 2

Ps.: As demais fontes estão disponíveis nos links do corpo do texto.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

DEVOLVENDO O LIXO ALHEIO...

Mês passado o país foi surpreendido por uma notícia estarrecedora, que pegou de “calças curtas” até mesmo os mais aguerridos membros do Green Peace – sem falar do nosso "honorável" ministro do meio ambiente, Carlos Minc: a entrada de lixo britânico em terras tupiniquins.

Conforme
apurado, o lixo britânico armazenado em 99 contêineres desembarcados nos portos de Santos (SP) e Porto Alegre (RS) começou a ser encontrado no Brasil no fim do mês passado.

Ontem
(23/07), durante a cerimônia de abertura de uma feira de produtos orgânicos na cidade de São Paulo, o presidente Lula foi enfático ao declarar que o Brasil vai devolver o indesejável lixo: “Eles que são tão limpos e que querem despoluir tanto mandam para cá contêineres de lixo dizendo que é para reciclagem. Quem vai reciclar uma camisinha? Quem vai reciclar lixo hospitalar? Pegar uma seringa, reciclar e aplicar de novo?"

Indignado que fiquei com a notícia, comecei a me perguntar: Há quanto tempo não estamos recebendo lixo importado e fazendo uso dele como se fosse algo de grande valor? Afinal, é importado!

O que dizer
então do Evangelho? Será que poderíamos enquadrá-lo nessa reflexão?

O apóstolo Paulo
ao escrever aos Gálatas é taxativo em sua doutrina: “Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”

“ôs proeirêkamen kai arti palin legô ei tis umas euaggelizetai par o parelabete anathema estô”
(grego).

Como não sou
nenhum lingüista ou estudioso dos originais bíblicos (talvez o Prof. Esdras Bento coopere conosco nesse mister) não pretendo me aprofundar na análise do termo. No entanto, uma exegese rápida do texto parece deixar claro que o apóstolo havia refutado qualquer possibilidade de aceitação de tudo quanto não fosse genuinamente bíblico ou que não guardasse relação com o evangelho de Jesus Cristo. Vale lembrar que o cânon tal como conhecemos ainda não havia sido completado.

Embora
para os gregos o termo anátema fosse aplicado a princípio para designar uma oferenda dedicada a uma divindade: como a oferta de animais, frutas ou mesmo a deposição de um bem em favor daquela, a aplicação no texto parece denotar algo deletério, amaldiçoado; algo que deva ser descartado ou posto de lado – LIXO.

É bem possível
que a relação com as oferendas gregas se devesse ao fato de que estas se decompunham (apodreciam) rapidamente provocando mau cheiro e ajuntamento de insetos e pragas; daí a necessidade de remoção e renovação da oferta - LIXO.

Para o judeu
- embora tivesse outra aplicação – o termo guardava o mesmo sentido, já que tudo quanto fosse amaldiçoado, impuro, contaminado ou que tivesse sido rejeitado ou reprovado pelo Senhor deveria ser considerado anátema, e extirpado do meio do povo.

Esse entendimento
pode ser visto mais claramente na passagem do livro de Josué quando da derrota parcial para o povo de Ai: “Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.” (Js 7:13).

Na referida
passagem, a ordem do Senhor é clara: “Aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel.” (v. 15).

Voltando
as minhas reflexões (cá com os meus botões) fico a me perguntar: quantos de nós não tem importado ou, na pior das hipóteses, feito vistas grossas para o todo esse “LIXO GOSPEL” que tem contaminado nossas casas, nossos púlpitos, nossas igrejas?

Não falo
do lixo mundano: das músicas com letras pornográficas, das oferendas satânicas preconizadas pelas novelas “globais”, da libertinagem juvenil traduzida em vestes impudicas. Falo das aberrações, dos modismos, das heresias e dos abusos cometidos por cristãos dito evangélicos em nome de Deus. Falo das músicas melodiosas (para não dizer melosas) com letras sedutoras que falam de vingança, de coisas “tremendas” e da exaltação humana às vistas desse mundo perdido. Falo de um evangelho vendido (isso mesmo) a preço de ouro, para o qual se não houver pagamento não há propagação; cujo conteúdo pode ser encomendado “a gosto do freguês” – afinal o cliente tem sempre razão! LIXO! LIXO! LIXO! Tudo isso não passa de LIXO!

Eu bem
poderia prosseguir num melancólico desabafo, mas não foi para isso que o Senhor me chamou. Por isso quero valer-me desse espaço para protestar contra esse LIXO A CÉU ABERTO que, sob pretexto de oferenda, contamina o neófito, adoece o fraco, mata o enfermo...

É preciso
tomarmos coragem para remover de nossos altares toda essa porcariada e lançarmos fora de nossos templos (1Co 3:16) toda essa porcariada que nem ao menos sabemos de onde vem.

Sobre o
lixo britânico, o Ministério das Relações Exteriores já disse que vai denunciar o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos.

E os ministério
s das igrejas de Cristo na terra, o que pretendem fazer do LIXO GOSPEL?

Prossigo protestando...


Fontes: O Estadão - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lixo-da-inglaterra-vai-comecar-a-ser-devolvido-na-segunda,407685,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-vai-devolver-conteineres-de-lixo-a-inglaterra-diz-lula,407238,0.htm

O Globo – http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/07/23/lula-diz-que-vai-devolver-para-inglaterra-lixo-enviado-ao-brasil-em-conteineres-756940790.asp

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ERRAR O ALVO... PARTE 2

"Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme". Provérbios 29.2

PELA LEGA(Y)LIZAÇÃO DA MACONHA


Em mais uma de suas ERRADAS DE ALVO em pouco mais de vinte dias no cargo, a procuradora-geral da República INTERINA, Deborah Duprat decidiu, como “ato de última vontade” – já que a cadeira foi oficialmente ocupada na manhã de ontem por Roberto Gurgel –, questionar no Supremo Tribunal Federal as decisões judiciais que têm proibido a famigerada MARCHA DA MACONHA, conforme visto em abril deste ano quando o magistrado paulistano, dentre outros da federação, acolhendo a pretensão do Ministério Público suspendeu a manifestação pública pró-legalização de drogas ilícitas como a maconha (cannabis), por consider o ato como uma apologia ao crime.

Conforme noticiou o site Última Instância, no entendimento de Débora Duprat “as decisões estão baseadas em um argumento equivocado de que a defesa da legalização constitui apologia ao crime.”

Se já não bastasse a proposição junto à Corte Suprema no último dia 2 da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) na qual requer pela “declaração da obrigatoriedade do reconhecimento, no Brasil, da união entre pessoas do mesmo sexo, como entidade familiar, desde que atendidos os requisitos exigidos para a constituição da união estável entre homem e mulher; e (b) que os mesmos direitos e deveres dos companheiros nas uniões estáveis estendem-se aos companheiros nas uniões entre pessoas do mesmo sexo”, a agora vice-procuradora pretende obter paracer favorável também pela livre manifestação pública do direito de se queimar um “baseado”.

A prosseguir por esse caminho, onde é que vamos chegar com nossos representantes legais nas mais altas esferas de poder?

Esperamos um pouco mais de sensatez do novo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que em seu discurso de posse, na companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, dentre outras coisas, que “multiplicará os esforços no combate ao tráfico internacional de pessoas e drogas – delitos que reclamam ênfase especial.”

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Leia ainda: ERRAR O ALVO

Fonte: Última Instância – Informativo de quinta, 23 de julho de 2009.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

GRIPE A (H1N1) - BLOGAGEM COLETIVA...

Seguindo às recomendações da UBE – União dos Blogueiros Evangélicos, o Prossigo para o Alvo adere à campanha de orientação sobre a GRIPE “A” (H1N1) ou GRIPE SUÍNA, como ficou popularmente conhecida.

É importante salientar que, embora as informações prestadas por esse blog sejam oriundas de fontes consideradas confiáveis, dentre as quais o site do Ministério da Saúde, elas deverão ser confirmadas sempre que julgado necessário, sendo imprescindível a consulta de um profissional da área da saúde mesmo para os casos considerados suspeitos. Na dúvida, dirija-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo de sua casa ou consulte seu médico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 27 de abril um documento em que explica com detalhes o que, quais os sintomas e como se previnir contra a gripe suína, doença que teria sido identificada pela primeira vez no México.

Tire duas dúvidas:

O que é gripe suína?
A gripe suína ou gripe porcina é uma doença respiratória altamente contagiosa e aguda que aflige os porcos, causada por um entre os diversos vírus suínos de Influenza Tipo A. A incidência tende a ser elevada e a mortalidade baixa (entre 1% e 4%). É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Quais os sintomas da gripe suína?
Em geral, os sintomas clínicos são semelhantes aos da gripe sazonal, mas as formas de apresentação clinicamente reportadas variam amplamente, de infecções assintomáticas à severa pneumonia que pode resultar em morte. Os mais comuns são febre alta, tosse e/ou dor de garganta.

A gripe suína tem cura?
Sim. Remédios antivirais para gripe sazonal estão disponíveis em alguns países, e previnem e tratam a doença de maneira efetiva. Existem duas classes de medicamentos como esses: os adamantanes (amantadine e remantadine) e os inibidores da neuraminidase da gripe (oseltamivir e zanamivir).

Como as pessoas são infectadas por ela?
As pessoas em geral contraem a gripe suína de porcos infectados; no entanto, alguns dos casos humanos não envolviam uma história de contato com porcos ou ambientes nos quais porcos pudessem ter estado presentes. Ocorreram alguns casos de transmissão direta entre seres humanos, mas eles estão limitados a ambientes de estreito contato e a grupos isolados de pessoas.

É seguro comer carne de porco e derivados?
Sim. Não existem indicações de que a gripe suína seja transmissível a pessoas que consumam carne de porco devidamente manuseada e preparada, ou outros derivados de carne de porco. O vírus da gripe suína é morto pelas temperaturas normais de cozimento, da ordem de 70ºC, que correspondem à orientação normal quanto ao preparo de carnes, de porco ou outras.

Quais os países atingidos e quantos casos de morte já foram registrados no mundo?
Dados atualizados da Organização Mundial da Saúde (OMS), informam que a propagação do vírus da gripe suína cobre quase 100% do planeta. Ainda segundo o porta-voz da organização, Gregory Hartl, o número de mortes pela doença é de 800 em todo o mundo. No total o H1N1 já se disseminou por 160 dos 193 Estados membros da organização, " aproximando-nos de 100%". Entre os principais países (com maior número de casos estão: México, EUA, Argentina e Canadá, alem de Áustria, China - Hong Kong, Dinamarca, França, Alemanha, Israel, Holanda, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido e Brasil.

Quais os cuidados que devo tomar se for viajar?
Evite contato próximo com pessoas que pareçam doentes, com febre e tosse. Lave as mãos com água e sabão, frequente e cuidadosamente.

Quais os cuidados que devo ter se um parente ou amigo chegar de um desses países?
Se esta pessoa apresentar os sintomas, contacte seu médico ou serviço de saúde antes de ir ao local. Explique por que imagina que esta pessoa está com gripe suína. Siga as recomendações de tratamento que receber.

Como é o tratamento dos doentes?
Não existem informações suficientes para fazer recomendações quanto ao uso de antivirais na prevenção e tratamento de infecções por gripe suína. Os clínicos precisam tomar decisões com base em avaliações clínicas e epidemiológicas, e no custo/benefício da profilaxia/tratamento do paciente. No que tange ao atual surto de infecção por gripe suína no México e Estados Unidos, as autoridades nacionais e locais estão recomendando o uso de oseltamivir ou zanamivir para tratamento e prevenção da doença, com base no perfil de suscetibilidade do vírus.

Qual foi a última vez que o mundo passou por uma pandemia como essa e o que aconteceu?
Em 1968, a propagação de um vírus da gripe originado em Hong Kong provocou a morte de 1 milhão de pessoas, segundo as estimativas da Organização Mundial da Saúde.

O que devo fazer se apresentar sintomas?
Se você não se sente bem e apresenta febre alta, tosse e/ou dor de garganta, fique em casa e afastado do trabalho, da escola ou de lugares movimentados, na medida do possível. Repouse e consuma muitos fluidos. Cubra a boca e o nariz com lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, e jogue fora cuidadosamente os lenços de papel usados. Lave as mãos com água e sabão cuidadosa e frequentemente, especialmente depois de tossir ou espirrar. Informe sua família e amigos sobre a doença, e peça ajuda para tarefas caseiras que requerem contato com terceiros, por exemplo ir às compras.


Caso precise de assistência médica, contacte seu médico ou serviço de saúde antes de ir ao local, e informe-os sobre os sintomas. Explique por que imagina estar com gripe suína (por exemplo, por conta de uma viagem recente a um país no qual haja surto humano de gripe suína). Siga as recomendações de tratamento que receber. Se não puder contactar o serviço de saúde com antecedência, comunique sua suspeita de que está sofrendo de gripe suína assim que chegar ao local. Mantenha o nariz e a boca cobertos durante o percurso até lá.


Fonte: Redação Terra

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3728011-EI294,00.html

Dados atualizados em 24 de julho.
Fonte da atualização: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/07/24/gripe-suina-ja-infectou-maioria-dos-paises-membros-da-oms-756956184.asp


Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

domingo, 12 de julho de 2009

CUIDADO!

Nos dias em que estamos vivendo, nada se aproxima mais da realidade dessa imagem que o texto de Mt. 24:23.

Multidões de pessoas têm sido levadas a crer pia e cegamente em mensagens heréticas, antropocêntricas, e até em doutrinas de demônios, por falta de atenção à verdadeira e Única Palavra da Salvação, aquela que está centrada na pessoa de Cristo Jesus, a qual é "proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." (2Tm 3:16).

Lamentavelmente
muitos pregadores, pastores e líderes (falsos profetas; falsos mestres; falsos doutores; lobos cruéis), adeptos das teologias da prosperidade, do determinismo, do "tem que acontecer", aproveitando-se do estado de miserabilidade das pessoas, e da fraqueza física, mental, psicológica e espiritual de seus seguidores, se utilizam de ardis, com ilusionismos, falsas aparições, curas mirabolantes, "unções" inebriantes (que não são do Espírito), sinais e prodígios, e tudo mais que estiver ao seu alcance para fazerem fortunas, para ostentarem riqueza, poder e autoridade sobre pobres almas sedentas e aflitas (ovelhas sem pastor)... Que o Senhor tenha misericórdia dessas vidas!

Quero
aproveitar esse precioso intervalo em que me preparo para ir à Escola Bíblica Dominical, para escrever essas palavras, e convidar o amigo internauta, visitante do Blog Prossigo para o Alvo, a ler na Palavra de Deus as recomendações do apóstolo Paulo aos tessalonicenses, e tirar suas próprias conclusões se o que estamos vivendo é ou não o tempo do FIM...

"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto."


"Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."


"Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem."

"E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo."

"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra." Paulo, apóstolo, aos Tessalonicenses, pela segunda vez (capítulo 2).

Em Cristo Jesus,

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

sábado, 11 de julho de 2009

1º RETIRO ESPIRITUAL DE FÉRIAS

Mocidade Setorial de Vargem Grande realiza seu 1º REF – Retiro Espiritual de Férias debaixo da benção do Senhor.

Confira no Blog da UMADEC - Setor de Vargem Grande

Clique no link para ser redirecionado.

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

terça-feira, 7 de julho de 2009

MENSAGENS QUE TRANSFORMAM

VEM AÍ A MAIS NOVA PÉROLA DA LITERATURA CRISTÃ

Mensagens que transformam, do nosso amigo e mestre Pr. Marcello Oliveira, trás 20 exposições bíblicas cuidadosamente elaboradas com base em estudos teológicos, culturais e linguísticos dos originais canônicos; tudo numa linguagem simples e acessível ao leitor.

Saiba como adquirir seu exemplar clicando na imagem ao lado.

Centenas de outras mensagens poderosas e edificantes poderão ser lidas também no blog do autor: A Supremacia das Escrituras.

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

ERRAR O ALVO...

"Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém." (Romanos 1:26-28)

UNIÃO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO, BEM CO
MO DIREITOS CORRELATOS SÃO OBJETO DE ADPF-178.

Conforme noticiou a redação da Revista Eletrônica Última Instância (02/07/2009 - 18h51), “a procuradora-geral da República interina, Deborah Duprat, propôs nesta quinta-feira (2/7) uma ação que deve levar o STF (Supremo Tribunal Federal) a decidir sobre a constitucionalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo.”

A ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) é uma medida constitucional prevista no parágrafo 1º do art. 102 da Constituição Federal de 1988. Seu objetivo primacial é “evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público”, em conformidade com o art. 1º da Lei 9.882/00 e deverá ser proposta perante o STF - Supremo Tribunal Federal quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional. (MIRANDA, 2006, p.173).

Em trecho extraído da peça inaugural (petição inicial), lemos que a referida ação tem como objetivo “que esta Corte declare: (a) que é obrigatório o reconhecimento, no Brasil, da união entre pessoas do mesmo sexo, como entidade familiar, desde que atendidos os requisitos exigidos para a constituição da união estável entre homem e mulher; e (b) que os mesmos direitos e deveres dos companheiros nas uniões estáveis estendem-se aos companheiros nas uniões entre pessoas do mesmo sexo.” (grifos nossos).

Dentre os direitos e deveres acima mencionados leia-se: os do casamento civil e religioso – e seus efeitos; os da adoção; os da sucessão etc.

Ainda de acordo com o documento, “A união entre pessoas do mesmo sexo é hoje uma realidade fática inegável, no mundo e no Brasil”, e que “certas visões preconceituosas e anacrônicas sobre a homossexualidade, como a que a concebia como ‘pecado’” estão hoje absolutamente superadas, não subsistindo qualquer “argumento razoável para negar aos homossexuais o direito ao pleno reconhecimento das relações afetivas estáveis que mantêm, com todas as conseqüências jurídicas disso decorrentes.” (todos os grifos são nossos).

Ante as palavras da douta procuradora-geral INTERINA, que classificou o entendimento bíblico cristão acerca do PECADO e das relações abomináveis à luz da Palavra de Deus (sem falar de outras religiões) como uma “VISÃO PRECONCEITUOSA E ANACRÔNICA SOBRE O HOMOSSEXUALISMO”, julgamos necessário apresentá-lo (o pecado) com base em estudos teológicos e etimológicos do termo. Ao estudo dessa doutrina bíblica dá-se o nome de hamartiologia.

Conforme ensinamentos do pastor e professor Elienai Cabral* em seu artigo “A Conceituação Bíblica Acerca do Pecado” (publicado no Site Gospel Prime) há uma variedade de termos utilizados nos originais bíblicos para se definir ou determinar o que vem a ser PECADO. No Velho Testamento, por exemplo, temos a palavra hebraica Chatta’th – termo correspondente ao grego hamartia do Novo Testamento – cujo sentido é ERRAR O ALVO ou perder o rumo.

Esse primeiro entendimento nos dá a idéia de que cada ser humano tem diante de si um “alvo a ser atingido”, que segundo apocalipse 14:7 deveria ser: “Temei a Deus e dai-lhe glória... E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Mas o homem erra, à medida que se distancia da vontade soberana do Criador. Os referidos termos denotam tanto a disposição de pecar como o ato resultante (Lv 16.21; Sl 1.1; 51.4; 103.10; Is 1.18; Dn 9.16; Os 12.8).

Outro termo apresentado pelo Pr. Elienai para designar o PECADO é Pasha’, que significa transgredir. Primeiramente, esta palavra dá a idéia de “invadir, ir além, rebelar-se”. A idéia do pecado aqui é a de que o homem ultrapassou a linha de limites, isto é, forçou a entrada; foi além dos limites estabelecidos. (Gn 31.36; Sl 89.32; Am 4.4).

O terceiro termo a ser considerado é Ra’a, significa “ser mau”. Tem o sentido de quebrar, danificar por violência. Ra’a significa “aquilo que causa dano, dor ou tristeza. Tem o sentido, também, de pecado deliberado, malicioso, planejado; que provoca e se enfurece. Exemplos em Mq 2.1-3; Gn 8.21; Ex 33.4; Jr 11.11. São pecados na forma de violência.

Temos ainda Ramah, que quer dizer enganar, e dá a idéia de “prender numa armadilha, num laço”. É próprio do PECADO o ato de enganar e agir traiçoeiramente. É um pecado semelhante ao que prepara uma cilada, uma armadilha (Sl 32.2; 34.13; 55.11; Jô 13.7; Is 53.9). Acerca desse mister, o livro das Revelações ao se referir a Satanás nos diz: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações...”. (Ap. 20:7-8a).

O último termo em hebraico (há outros) apresentado pelo mestre Elienai Cabral nesse estudo é Pathah, quer dizer seduzir. Esta palavra, literalmente, significa “ser aberto”. No Éden, o homem e a mulher abriram espaço para o PECADO, isto é, se deixaram seduzir pelo engano do PECADO.

Já no Novo Testamento, onde a língua dominante para escrita era a grega, conhecida como “grego koinê”, isto é, popular – a língua do povo –, temos alguns novos termos para definir o PECADO.

É importante salientar, no entanto, que estes já não estão tão intimamente relacionados à dogmática jurídico-religiosa presente no judaísmo, mas contextualizados com a realidade social da era cristã, em particular ao ambiente Greco-romano e à cultura helenista. Razão pela qual, o apóstolo Paulo (dentre outros) combate ferrenha e incisivamente os praticantes, bem como os condescendentes, de todo tipo de prática propensa a afastar o homem do Criador (ver Rm 1:18-32; Fp 3:14).

Eis, portanto, algumas palavras gregas que definem o PECADO na ótica do NT.

Hamartia, cujo sentido é ERRAR O ALVO, perder o rumo, fracassar. O homem, no princípio, perdeu o rumo da vida, isto é, fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para sua vida.

Outro termo grego para designar o PECADO no Novo Testamento é Anomia que nada mais é que a junção do sufixo “a” = ausência, inexistência, privação de, com "nomia" = lei, norma. Em sua significação etimológica anomia remete à falta de leis, normas, regras. Nesse sentido, portanto, refere-se ao desregramento, ou desvio da verdade conhecida, da retidão moral, dos padrões divinos, dos limites eternos (1 Jo 3.4; Rm 1:28; 2:14). Entende-se, portanto, que o pecado tanto é um ato como é uma condição. Pecar significa afastar-se daquilo que Deus considera como “conduta ideal” para o homem neste mundo.

Do grego neo-testamentário temos ainda:

Asebeia, que significa impiedade (2 Pe 2.6; Rm 5.6; Pv 8.7);

Parabasis, que tem o sentido de transgressão (Mt 6.14; Tg 2.11). Esse termo consiste na oposição a Deus e a seus princípios;

Paranomia, palavra relativa à parabasis que significa “a quebra da lei”; é o “afastamento” da lei moral de Deus (At 23.3; 2 Pe 2.16);

Paraptoma, cujo significado sugere “dar passos falsos” (Mt 6.14; Ef 2.1).”

Todos esses termos, e cada um em particular, remetem à condição decadente do homem em razão do PECADO, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm3: 23). Não há, portanto, um mortal sequer, nascido de mulher, que não tenha sido concebido em pecado, e que não necessite da intervenção salvífica do Cristo vivo, a exceção d'Ele próprio. “Pois o que era impossível à lei, visto que estava enferma pela carne, Deus, enviando seu Filho em semelhança de carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rm 8:3-4).

Para uma sociedade (mundo), cujos padrões atuais nada se adéquam àqueles preestabelecidos pelo Eterno, essas palavras talvez tenham pouca ou nenhuma significância, “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (1 Co 1:18).

Que o Senhor tenha misericórdia dessa nação!


Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Mais vigilante do que nunca!


............................................................................................................

*Biografia do Pr. Elienai Cabral:

Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB) e também membro da Casa de Letras Emílio Conde. (CPAD).
Autor de vários livros editados pela CPAD, é também, autor de um dos livros da EETAD, o livro de Homilética. Atualmente, o Pastor Elienai Cabral faz parte do Conselho da FAETD. Ao longo dos anos, tem sido por muitos anos Conselheiro do Conselho Administrativo da CPAD, e atualmente, é relator do Conselho Fiscal da CGADB. Foi Presidente por vários mandatos da Convenção Evangélica das Assembléias de Deus do Distrito Federal (CEADDIF).
Hoje é novamente o atual Presidente da (CEADDIF).
O Pastor Elienai Cabral tornou-se pregador conhecido internacionalmente, além de ter uma atuação na área de ensino das Assembléias de Deus no Brasil. Desde 1985 é comentador das Revistas de Escola Dominical da CPAD.


Fontes:

1. Revista Eletrônica Última Instância
2. Site do Ministério Público Federal – Procuradoria Geral da República -
Íntegra da ADPF-178 em PDF.
3. Site Gospel Prime - A Conceituação Bíblica Acerca do Pecado (Por Elienai Cabral)
4.Bíblia Online
5. Web Artigos.com
6. Web Site Oficial do Pastor Elienai Cabral

segunda-feira, 6 de julho de 2009

IF I COULD JUST TOUCH HIM...

Desde o anúncio da morte de Michael Jackson venho intentando postar algo sobre o fatídico evento que marcou a vida de milhares de pessoas em todo o globo terrestre (e fora dele talvez).

No entanto
, com tantos blogs e sites especializados se ocupando das notícias envolvendo a figura do "Jovem" Pop Star – como era chamado aquele senhor de 50 anos que nunca quis envelhecer... never, never... –, não nos restou se não esperar uma melhor oportunidade. Bem, esse dia chegou.

Não que
pretenda trazer algo novo, ou acrescentar substância ao que já foi publicado, mas uma frase dita por uma fã brasileira para uma emissora de TV (G1) me perturbou profundamente, de sorte que sou forçado a transcrevê-la e comentá-la.

Disse ela
: “Eu toquei no Michael Jackson... Não importa o que digam... eu toquei nele.”

Não conheço
essa mulher; nada sei de sua vida, de sua história, ou de suas necessidades. Mas uma coisa está clara para mim: ela precisa ter um encontro com Jesus.

A Bíblia conta de uma mulher que padecia de um fluxo hemorrágico que lhe consumira doze anos da vida e todos os recursos financeiros de que dispunha. A narrativa de Marcos 5:26 nos diz que durante o período em estivera acometida daquele mal, a mulher sofreu terrivelmente nas mãos de vários médicos, sem, contudo, apresentar alguma melhora, pelo contrário, indo de mal a pior.

Ao que
tudo indica não havia solução clínica para sua enfermidade, e os métodos altamente invasivos de tratamento da época, certamente a levaram a crises agudas de dor e sofrimento que beiravam o desespero.

OUVINDO
, porém a mulher, falar de Jesus, viu nascer uma ESPERANÇA de solução para o problema que por anos a afligira.

Dizia ela
em seu coração: “Se tão-somente tocar nas suas vestes, ficarei sã.” (Mc 5:28).

Se atentarmos
bem para a narrativa, tanto de Marcos, quanto de Mateus e Lucas, em nenhum momento a mulher intenta tocar o corpo do Mestre, nem ao menos num só fio de cabelo, mas tão-somente em suas vestes.

Os evangelhos
nos mostram que, a despeito da fragilidade, dos obstáculos (multidão), da intolerância para com os enfermos e das cláusulas impeditivas contidas na Lei Mosaica acerca da impureza daquela que detivesse um fluxo sanguineo muito extenso, fora do seu período menstrual regular (ver Lv 15:25), a mulher estava disposta a correr o risco. Não havia outra alternativa para ela; não havia outra solução; não havia outro caminho a ser trilhado. Restava-lhe tão-somente uma última “gota de esperança”. Ela tinha que tocar, nem que fosse nas vestes do Mestre.

Não é
de admirar que em nossos dias muitos se cheguem a Deus apenas nos momentos difíceis da vida – em alguns casos nos últimos instantes.

O homem
em sua natureza pecaminosa tende a protelar esse encontro por considerar que está no controle de sua própria vida e que independente das misérias, desgraças e calamidades pelas quais atravessam as nações e nas quais está mergulhada a raça humana, sempre haverá uma saída para cada tipo de problema que vier a atravessar; sempre haverá uma solução tangível a ser desenvolvida (inventada) pelo próprio homem. Ledo engano!

Em que
pesem as inovações tecnológicas, os diversos tratamentos médicos para a se alcançar a longevidade, o rejuvenescimento, a reversão e a cura de doenças antes incuráveis, nada disso poupará a humanidade daquele grande e mui terrível dia: o Dia do Senhor; e quem o poderá suportar? (ver Jl 2:11b).

Foram
necessários apenas meio século para que o sênior Michael Jackson fosse do anonimato de Gary, Indiana (EUA) ao estrelato cosmopolita – galáctico, para alguns. Mas nem mesmo a incontestável fama, a fortuna (?), as múltiplas cirurgias; a reclusão em bolhas de ar; as fantasias de Neverland; nada disso poupou da morte o quinquagenário MJ.

E a pergunta
que não quer calar ainda é: “Onde Michael Jackson passará a eternidade”?

Para seus
milhares de fãs, Michael é eterno, ele sempre estará vivo. Mas a verdade é o que a Bíblia declara de forma explícita e irrefragável:

“O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (Ap 2:11)


E mais:


“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte” (Ap 20:6).


Alguns
então se perguntarão: “Mas o que vem a ser essa segunda morte?” E a Palavra de Deus nos diz:

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” (Ap 20:14).


“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Ap 21:8).


Em síntese:
A ETERNIDADE SEM DEUS

Aquela mulher,
das profundezas de seu sofrimento certamente tomou consciência dessa verdade ao se deparar com o Verbo (a Palavra) da vida, aquele acerca de quem João viria posteriormente declarar: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram do Verbo da vida” (1Jo 1:1). De sorte que o Mestre parou por ela e para ela, e exclamando perguntou:

“QUEM ME TOCOU?”


Não um
simples toque físico – uma apalpadela; não um toque egoísta – leviano; não um toque opressor – vil. Mas um toque de amor, de clemência, de reconhecimento de sua miserabilidade diante do Filho de Deus, Senhor dos Senhores, Criador dos céus e da terra, Majestoso, Soberano e Eterno Rei de misericórdia, Salvador do mundo.

Por fim,
sabendo que não poderia mais esconder-se de Deus, a mulher “temendo e tremendo, aproximou-se, prostrou-se diante d’Ele, e declarou-lhe toda a verdade” (Mc 5:33), ao que Jesus lhe respondeu:

“Filha, A TUA FÉ TE SALVOU. Vai em paz, e sê curada deste teu mal.” (Mc 5:34).


Que o Senhor
tenha misericórdia das centenas de milhares de fãs idólatras de astros humanos deificados pela ignorância das massas que os seguem cegamente, sem ao menos perceber que:

“Ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo; assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez, para levar os pecados de muitos [a saber, os que aceitam o seu sacrifício], aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.” (Hb 9:27 e 28).


Em Cristo


Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

quinta-feira, 2 de julho de 2009

HOLD ME LORD...

Muito mais que uma amizade; uma relação de confiança!

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Is 41:10)



quarta-feira, 1 de julho de 2009

FOTOS DO 13º UMADEC

Related Posts with Thumbnails