Rádio Rhema Online

sexta-feira, 24 de julho de 2009

DEVOLVENDO O LIXO ALHEIO...

Mês passado o país foi surpreendido por uma notícia estarrecedora, que pegou de “calças curtas” até mesmo os mais aguerridos membros do Green Peace – sem falar do nosso "honorável" ministro do meio ambiente, Carlos Minc: a entrada de lixo britânico em terras tupiniquins.

Conforme
apurado, o lixo britânico armazenado em 99 contêineres desembarcados nos portos de Santos (SP) e Porto Alegre (RS) começou a ser encontrado no Brasil no fim do mês passado.

Ontem
(23/07), durante a cerimônia de abertura de uma feira de produtos orgânicos na cidade de São Paulo, o presidente Lula foi enfático ao declarar que o Brasil vai devolver o indesejável lixo: “Eles que são tão limpos e que querem despoluir tanto mandam para cá contêineres de lixo dizendo que é para reciclagem. Quem vai reciclar uma camisinha? Quem vai reciclar lixo hospitalar? Pegar uma seringa, reciclar e aplicar de novo?"

Indignado que fiquei com a notícia, comecei a me perguntar: Há quanto tempo não estamos recebendo lixo importado e fazendo uso dele como se fosse algo de grande valor? Afinal, é importado!

O que dizer
então do Evangelho? Será que poderíamos enquadrá-lo nessa reflexão?

O apóstolo Paulo
ao escrever aos Gálatas é taxativo em sua doutrina: “Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”

“ôs proeirêkamen kai arti palin legô ei tis umas euaggelizetai par o parelabete anathema estô”
(grego).

Como não sou
nenhum lingüista ou estudioso dos originais bíblicos (talvez o Prof. Esdras Bento coopere conosco nesse mister) não pretendo me aprofundar na análise do termo. No entanto, uma exegese rápida do texto parece deixar claro que o apóstolo havia refutado qualquer possibilidade de aceitação de tudo quanto não fosse genuinamente bíblico ou que não guardasse relação com o evangelho de Jesus Cristo. Vale lembrar que o cânon tal como conhecemos ainda não havia sido completado.

Embora
para os gregos o termo anátema fosse aplicado a princípio para designar uma oferenda dedicada a uma divindade: como a oferta de animais, frutas ou mesmo a deposição de um bem em favor daquela, a aplicação no texto parece denotar algo deletério, amaldiçoado; algo que deva ser descartado ou posto de lado – LIXO.

É bem possível
que a relação com as oferendas gregas se devesse ao fato de que estas se decompunham (apodreciam) rapidamente provocando mau cheiro e ajuntamento de insetos e pragas; daí a necessidade de remoção e renovação da oferta - LIXO.

Para o judeu
- embora tivesse outra aplicação – o termo guardava o mesmo sentido, já que tudo quanto fosse amaldiçoado, impuro, contaminado ou que tivesse sido rejeitado ou reprovado pelo Senhor deveria ser considerado anátema, e extirpado do meio do povo.

Esse entendimento
pode ser visto mais claramente na passagem do livro de Josué quando da derrota parcial para o povo de Ai: “Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.” (Js 7:13).

Na referida
passagem, a ordem do Senhor é clara: “Aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel.” (v. 15).

Voltando
as minhas reflexões (cá com os meus botões) fico a me perguntar: quantos de nós não tem importado ou, na pior das hipóteses, feito vistas grossas para o todo esse “LIXO GOSPEL” que tem contaminado nossas casas, nossos púlpitos, nossas igrejas?

Não falo
do lixo mundano: das músicas com letras pornográficas, das oferendas satânicas preconizadas pelas novelas “globais”, da libertinagem juvenil traduzida em vestes impudicas. Falo das aberrações, dos modismos, das heresias e dos abusos cometidos por cristãos dito evangélicos em nome de Deus. Falo das músicas melodiosas (para não dizer melosas) com letras sedutoras que falam de vingança, de coisas “tremendas” e da exaltação humana às vistas desse mundo perdido. Falo de um evangelho vendido (isso mesmo) a preço de ouro, para o qual se não houver pagamento não há propagação; cujo conteúdo pode ser encomendado “a gosto do freguês” – afinal o cliente tem sempre razão! LIXO! LIXO! LIXO! Tudo isso não passa de LIXO!

Eu bem
poderia prosseguir num melancólico desabafo, mas não foi para isso que o Senhor me chamou. Por isso quero valer-me desse espaço para protestar contra esse LIXO A CÉU ABERTO que, sob pretexto de oferenda, contamina o neófito, adoece o fraco, mata o enfermo...

É preciso
tomarmos coragem para remover de nossos altares toda essa porcariada e lançarmos fora de nossos templos (1Co 3:16) toda essa porcariada que nem ao menos sabemos de onde vem.

Sobre o
lixo britânico, o Ministério das Relações Exteriores já disse que vai denunciar o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos.

E os ministério
s das igrejas de Cristo na terra, o que pretendem fazer do LIXO GOSPEL?

Prossigo protestando...


Fontes: O Estadão - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lixo-da-inglaterra-vai-comecar-a-ser-devolvido-na-segunda,407685,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-vai-devolver-conteineres-de-lixo-a-inglaterra-diz-lula,407238,0.htm

O Globo – http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/07/23/lula-diz-que-vai-devolver-para-inglaterra-lixo-enviado-ao-brasil-em-conteineres-756940790.asp

4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Pb. Robson,

Boa comparação e exegese meu amigo.

Que Deus continue abençoando a sua vida.

Que cada um cuide do seu lixo, literalmente falando, e no caso da vida espiritual, que o Senhor nos dê discernimento para rechaçar o que não bíblico nem de bom alvitre entre nós!

Parabéns!

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Anônimo disse...

lamentavel ! mas creio que tem muito lixo entrando no brasil de outras formas!


www.exejegues.blogspot.com

ROBSON SILVA disse...

Paz, prezado Pr. Carlos.

Agradeço o comentário e aproveito para lembrar que se não tomarmos rápido a vassoura e a pá "santas", daqui a pouco não dá nem para caminhar em meio a tanto lixo...

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Abraços!

Robson Silva

ROBSON SILVA disse...

Meu prezado irmão Cláudio "apimentado"...

Visitei o EXEJEGUES a semana passada e fiquei bastante impressionado com o que vi... Parabéns pelo blog!

Agradeço a visita e ratifico o comentário... Infelizmente a falta de discernimento tem feito com que também em nossas igrejas entre muita porcaria...

Que o Senhor se compadeça de nós e traga um despertamento nesse sentido.

Abraços!

Em Cristo,

Robson Silva

Related Posts with Thumbnails