Rádio Rhema Online

sábado, 8 de agosto de 2009

ATÉ QUANDO, Ó VERDADEIRO E SANTO SOBERANO...

Hoje pela manhã fiquei preocupado ao ler os artigos dos companheiros Leonardo Gonçalves (publicado no Blog Genizah) e Francisco Guedes (Blog do Pastor Guedes).

Minha preocupação tem fundamento, já que essa madrugada, enquanto refletia sobre alguns problemas familiares (e por isso ainda estava acordado), liguei o televisor e passei pelo programa do tele-pastor Silas Malafaia.

A parte
do programa que peguei exibia uma entrevista com um pastor norte americano que não fiz questão de esperar para saber quem era, pois a fala que ouvi já me causou repugnância (pode até ser que fosse da carne) e no mesmo instante senti vontade de mudar de canal (mas acabei desligando o televisor).

Dizia
o tal pastor (com tradução simultânea): “_Eu te desafio, diante de Deus a não mudar de canal, ou desligar o televisor, porque se você...”

... E antes
que ele viesse com qualquer tipo de imprecação contra minha vida, sem nenhum constrangimento: ACEITEI O DESAFIO.

É aqui
que entra a minha preocupação (quase uma indignação): a INÉRCIA da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) com relação a esse pastor e à teologia da prosperidade por ele pregada. Ninguém da alta cúpula se manifesta; ninguém fala nada; ninguém propõe sequer uma discussão sobre a conduta desses “pseudo-profetas do altíssimo” que não têm outra mensagem a pregar senão a do APEGO (e APELO) ao dinheiro. E não me venham seus defensores dizer que o teor da mensagem é outra, porque eu não engulo!

A bem
da verdade esse tele-pastor também combate o pecado, denuncia a falsidade entre os irmãos, rechaça a hipocrisia (sic), fala do céu, mas tudo escoa para um mesmo fim... Desemboca num mesmo rio: o da PROSPERIDADE, da RIQUEZA, da EXALTAÇÃO na TEEEERRRAAA, das coisas GRANDES e TREMMMEEEEENDAS que “deus” faz na vida do homem que DÁ COM ALEGRIA.

Esse mesmo
pastor chegou a chamar de TROUXA* (acreditem!), aqueles que contribuem para a obra de Deus (esse com D maiúsculo) sem esperar na em troca.

Vale salientar
que, de acordo com o Dicionário Melhoramento da Língua Portuguesa (2005, p.523), TROUXA é a “pessoa que se deixa enganar facilmente”. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Sabemos
que ele é homem eloqüente, carismático, “poderoso com as palavras”. Mas também é astucioso e perspicaz, e tem buscado de toda forma "mascarar" sua "igreja registradora" em forma de Associação – embora ele mesmo a chame de Ministério.

Nesse sentido
o Marcão foi menos (sic) “cara de pau”, já que praticamente declarou-se (ainda que involuntariamente) um dissidente das Assembleias de Deus, ao fundar sua “própria igreja” – que compartilha da mesma “teologia” pregada pelo concorrente. Ambos têm lojinhas virtuais; cursos teológicos; + de 1500 produtos evangélicos; consórcios; kits especiais; bíblias “milagrosas” etc.

O problema
é que o primeiro não apenas ainda é membro “genuíno” das Assembleias de Deus (AD Penha/RJ), mas também é o vice-presidente da CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL.

Daí a
minha preocupação: todos sabem (a CGADB inclusive) que o “Vitória em Cristo” é uma igreja virtual que tem “dado certo” (em termos empresariais) e que os participantes das “Cruzadas de Fogo” pelo o Brasil nada mais são que ovelhas de outros rebanhos que deixam seus redis para comer em pasto alheio – isso quando não é o próprio pastor quem abre as portas do aprisco para o “lobo”. Aí fica fácil!

É bem
verdade que a Bíblia declara que: “aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é [que é o] ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.” (Jo 10:1-2).

Acontece
que muitos pastores – os quais foram consagrados para esse mister –, estão simplesmente assumindo o papel de PORTEIRO, ao invés de PASTOREAR seu rebanho, e “abrindo a porta do curral” (v. 3) para que o SALTEADOR disfarçado de pastor possa adentrar ao redil e fazer o que bem entende de suas ovelhas.

Resultado
: “aquelas que andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36), “ouvem a voz [do salteador] quando as chama (ovelhas que não são suas), as quais [não] conhece pelo nome e as traz para fora. E, quando tira para fora (as ovelhas que não são suas), vai adiante delas, e as ovelhas o segue, porque [nem ao menos conhecem a voz do verdadeiro pastor]. [Doutra forma], de modo nenhum seguiriam o estranho; antes, fugiriam dele, porque [reconheceriam ser] a voz de um estranho.” (adap. Jo 10:4-5).

Pode parecer
“forçada de barra” a adaptação feita do texto de João 10 e das palavras de Jesus acerca dos pastores, do ladrão e das ovelhas. Mas para a realidade que estamos vivendo, em que se mercadeja com o Evangelho e com as ovelhas do Senhor, a adaptação cai como uma luva.

Saibam
, porém, que isso não vai ficar impune: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor... Visto que dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não cuidastes delas, trarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor” (Jr 23:1, 2b).

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Em Cristo,

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14


Leia no Blog do Guedes: "Pastor americano promete unção financeira especial por "apenas" r$ 900,00 na televisão brasileira"

E no Blog Genizah: "A Cartola do Malafaia: Profecias e milagres somente para você, meu patrocinador!"

5 comentários:

Pastor Guedes disse...

Prezado Robson, a Paz do Senhor!

Li com atenção sua defesa da fé genuína e percebi, na clareza de suas palavras e argumentos, sua justificada indignação contra esse tipo de mazelas que tende a crescer no meio do povo de Deus.

Respondendo a mais um comentário sobre o assunto, lembrei-me de Atos dos Apóstolos 20.29,30, quando Paulo diz em Mileto aos anciãos de Éfeso que, depois de sua partida, viriam homens perversos, lobos cruéis que não poupariam o rebanho e até mesmo dentro de nós se levantariam homens assim, com essa natureza de lobo. E agora, enquanto faço esse comentário me veio à mente as palavras do Senhor Jesus: "Eis que vos envio como ovelhas no meio dos lobos...".

A tendência de pessoas assim é se tornarem independentes, posto que não se sujeitam às autoridades convencionais. Ao entrar por esse caminho (de pedir dinheiro desavergonhadamente) acabam por descobrirem "uma teologia nova" dissociada da ortodoxia e que não tem volta. Judas chama esses obreiros de "nuvens sem água" e "estrelas errantes".

Obrigado por sua visita e comentário. Pessoas como você precisam ser ouvidas por mais gente (por isso também a partir de agora sou seguidor de seu blog)!

Vou indicar seu blog nos meus favoritos.

Abraço fraterno.

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado pb. Robson Silva,

A Paz do Senhor!

Depois deste texto somente preciso dizer:

Ai! Ai! Ai!

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Pr.Valdivan Nascimento disse...

Olá querido, estou seguindo e recomendando o seu blog no meu blog Para Onde Iremos Nós? - http://valdivannascimento.blogspot.com/
Se quiser podes fazer o mesmo, ficaria grato

Um abraço!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Robson,
Graça e Paz!

Seu comentário é pertinente e necessário.
Concordo plenamente!
Quanto a questão CGADB, é necessário que todos aqueles que se indignam, e que são membros das Assembléias de Deus, manifestem seu descontentamento e cobrem do órgão competente uma iniciativa.

A Mesa Diretora da CGADB, nesse caso, encaminhará para os conselhos pertinentes, por exemplo: Doutrina, Ética e Disciplina ou até mesmo a comissão de Apologética, para que se pronunciem e assim possam embasar uma atitude por parte da Mesa Diretora.

O problema é que, se a Mesa Diretora toma a iniciativa "precipitadamente", como ele é o Primeiro Vice Presidente e eleito pelo voto direto, e ainda com o agravante de pertencer a uma chapa contrária a atual administração, é certa a acusação de ato de retaliação política.

De qualquer maneira, creio que agora ele foi longe demais e a situação está insustentável, infelizmente!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

ROBSON SILVA disse...

Meus prezados amigos,

Peço desculpas por não ter respondido antes, e por fazê-lo agora coletivamente... Mas o tempo tem estado escasso...

Quero agradecer cada comentarista desse blog, mui especialmente pelas orações em nosso favor... Deus tem nos livrado das aflições dessa vida...

Sobre o episódio acima relatado, volto a dizer que só tenho a lamentar e, que permaneço no aguardo de melhores novas a respeito dos envolvidos...

Muitos irmãos têm sugerido "campanhas" de oração em favor desses líderes que estão se desviando (ou já desviados) da verdade... Não sei se funciona...

A Bíblia diz que Deus não despreza um coração contrito e humilhado (Sl 51:19)...

Não sei se essa última expressão cabe na vida dos seguidores da doutrina triunfalista e da teologia da prosperidade, ao qual prefiro chamar de EXALTAGOSPEL...

De qualquer forma não podemos deixar de confiar no poder restaurador do Espírito Santo e em sua obra conversora...

Eu aqui prossigo esperando nas misericórdias do Senhor...

Abraços a todos,

No AMOR de Cristo,

Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Related Posts with Thumbnails