Rádio Rhema Online

sábado, 24 de março de 2012

O DEU$ DE$TE $ÉCULO... (REPLAY)



Estamos chegando ao fim de mais uma série de estudos das Lições Bíblicas CPAD para jovens e adultos da Escola Dominical, comentada pelo Pr. José Gonçalves sob a tutela do Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD, Pr. Antônio Gilberto na qual tivemos a oportunidade de discorrer sobre "A VERDADEIRA PROSPERIDADE".


O tema escolhido para o trimestre foi mais do que apropriado para os dias que estamos atravessando, nos quais FAMA e DINHEIRO tomam a primazia não apenas das vidas  de artistas, músicos, astros do cinema (não crentes), mas de pastores, bispos, apóstolos, cantores gospel, animadores de palco e, de quebra, de milhares de crentes cujas vidas sucumbem aos apelos econômicos de mensagens vazias e "enlatadas", bradadas aos berros em microfones potentes (ou nem isso... o que é ainda pior!), de vitória financeira e doce vingança, sobre as vidas de incautos egoístas e egocêntricos.


O deu$ marionete, manipulável e manipulador, confere e recebe glórias das mãos de homens cujo único interesse é SER!!! É TER!!! É PODER!!! É FAZER!!! É VENCER!!!

Diante deste triste quadro, decidi replicar um post publicado aqui no PPA há 2 anos e meio como forma de protestar contra este estado de coisas que vemos e ouvimos dia após dias serem praticadas no meio dos "filhos da luz", tal como aquelas que no passado nos levavam ao arrepio, quando feitas ou ditas pelos "filhos das trevas"...

Segue texto original:

Por Robson Silva (11/out/2009)

"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (2Co 4:3-4).

Prezado leitor deste blog,


Antes de iniciar meu texto crítico (sim, eu sou um crítico), quero deixar claro, muito especialmente para o amigo que ainda não tem JESUS CRISTO como ÚNICO e SUFICIENTE SALVADOR de sua vida, que o EVANGELHO de NOSSO SENHOR nada tem a ver com as IMAGENS que ilustram este artigo – a despeito do que possam pensar ou dizer (contrariamente, é óbvio) os defensores da TEOLOGIA DA PROSPERIDADE.


Se sua vida financeira não está boa, se tudo vai de mal a pior, se suas contas estão atrasadas, se seus cheques foram devolvidos, se seus títulos foram protestados, se está sofrendo ordem de despejo... Procure alguém que possa te orientar em como administrar melhor os seus recursos financeiros; como recuperar seu crédito; como desenvolver competências que contribuam para seu aperfeiçoamento e ascensão profissional... Estou certo de que há dezenas, centenas e até milhares de profissionais capacitados para fazê-lo. Em outras palavras: TRABALHE! ESTUDE! ECONOMIZE! NÃO SE DEIXE LEVAR PELO CONSUMISMO.


Por outro lado, sou forçado a comunicá-lo de que há uma dívida na qual toda a humanidade (EU, VOCÊ, MINHA MÃE, MINHA AVÓ, MEUS FILHOS...) foi inscrita, ainda que involuntariamente, desde o seu nascimento: A DÍVIDA DO PECADO, contraída no Éden pelo nosso ancestral Adão, cuja satisfação só pode ser consumada pelo SANGUE DE CRISTO derramado no calvário (monte da cruz).

“E vendo passar a Jesus disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1:16).Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados." (Hb 10:4).“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:11-14).“... porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação" (Ap 5:9b).“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." (Jo 19:30).

Portanto, quer seja você POBRE, quer seja RICO; quer DOUTOR, quer LEIGO; quer EUROPEU, quer ASIÁTICO; quer JUDEU, quer GENTIO:


VOCÊ NÃO PODE SATISFAZER POR SI SÓ (PAGAR) A DÍVIDA DO PECADO.


VOCÊ PRECISA RECONHECER SUA CONDIÇÃO PECAMINOSA E SUA INCAPACIDADE DE SE CHEGAR A DEUS PELAS PRÓPRIAS FORÇAS.


APENAS A MEDIAÇÃO DE CRISTO EM SEU FAVOR, ATRAVÉS DE SUA MORTE NA CRUZ, PODE SATISFAZER A JUSTIÇA DIVINA A FIM DE RECONDUZÍ-LO À PRESENÇA DO PAI.


“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;foram da Glória de Deus” (Rm 3:23).“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Cl 2:14).“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1Tm 2:5).“E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” (Hb 9:15).


Como disse no princípio, o que se vê nas ilustrações nada tem a ver com o EVANGELHO DE CRISTO. É apenas mais uma maneira de angariar fundos para sustentar o ministério de pseudos pastores (alguns intitulados apóstolos) do século XXI.


Obviamente que a essa altura você deve estar se perguntando: “Mas isso é legal? É correto? É justo?”.


Bem, as respostas para essas indagações são:


Do aspecto jurídico, sim, é legal! Sequer poderíamos sugerir estelionato, já que Deus, na concepção jurídica é algo que está no imaginário social. Transcende a materialidade de qualquer norma jurídica positivada – não poderia ser processado! De igual forma, os sonhos são projetados em um universo imaginário, intangível, incontrolável. Daí que, se você VOLUNTARIAMENTE crê que DEUS pode realizar os seus SONHOS a partir da transferência de seus bens (móveis ou imóveis), mediante DOAÇÃO (desde que declarada a origem) para essa ou aquela instituição religiosa, SIM, É LEGAL.


Agora o que não é legal (coloquialmente falando), nem CORRETO, e muito menos JUSTO é que enganadores façam da alheia um meio de COMÉRCIO. E vou além: em minha opinião é uma blasfêmia associar a CRUZ DE CRISTO às riquezas deste mundo, quanto mais para ilustrar um cifrão ($).


“E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (2Pe 2:3).


O próprio Satanás na tentativa de desvirtuar o propósito da CRUZ e de alguma forma afastar o SENHOR de sua missão propôs-lhe a glória deste mundo:


“E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (Mt 4:9).“E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.” (Mt 27:40).


A MENSAGEM DA CRUZ, meu caro leitor, conforme disse o apóstolo Paulo: “... é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (1Co 1:18).

Portanto, no que diz respeito aos seus PROJETOS ou SONHOS, não importa se és um CRENTE EM JESUS ou um CÉTICO: invista neles! Faça como muitos: TRABALHE! ESTUDE! ECONOMIZE! PLANEJE!

Certamente que para o CRENTE, na direção e no temor do SENHOR, e para a GLÓRIA DE SEU NOME, será maior a probabilidade de sucesso:

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28).

Mas se o SEU PROJETO é o CÉU, só JESUS É A GARANTIA. Decida-se para ELE ainda hoje, ou o quanto antes, a despeito de ver ou não seu PROJETO DE VIDA realizado.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.” (Hb 9:27, 28).

Que o Senhor te abençoe!

Prossigo (criticando, e pregando o evangelho...) para o Alvo... Fp 3.14

Atenção: As imagens que ilustram este artigo são de autoria de terceiro não identificado e foram veiculadas na forma de encarte (tamanho A4) em revista evangélica de grande circulação publicada em outubro de 2008.
O nome da revista, bem como da igreja a que se refere o encarte não serão divulgados por razões legais e éticas, exceto se requerido pelo autor.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou abençoado por participar de correntes da prosperidade. Ao contrário do que vcs fundamentalistas dizem, meu pastor também ensinou-me muito sobre o pecado e a santidade, a cruz e a morte vicária, o sangue purificador de Jesus, que não posso ser avarento. Hoje ele pregou PROVÉRBIOS 28:20!

jb santos

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor, prezado irmão JB...

Apesar do tom ríspido das letras, quero agradecer vossa participação em nosso Blog.

Sobre o conteúdo da mensagem pregada por vosso pastor no dia de hoje, quero crer que ele não deixou escapar o verso 6 do mesmo capítulo que diz: "Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade do que o de caminhos perversos, ainda que seja rico." (Pv 28:6)

Se fez referência ao Novo Testamento, estou certo de que passou pelos evangelhos, pelos Atos dos Apóstolos, pelas cartas paulinas e pelo livro aos Hebreus, os quais contêm recomendações preciosas sobre o tema. Vejamos:

“E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mt 13:22).

“Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!” (Mc 10:23-24).

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.” (1Tm 6:17)

“Os quais pela fé... foram torturados... outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões... foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E TODOS ESTES, TENDO TIDO TESTEMUNHO PELA FÉ, NÃO ALCANÇARAM A PROMESSA, provendo Deus ALGUMA COISA MELHOR a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” (Hb 11:33-40)

Poderia ainda recomendar a leitura de uns cem números de outros versículos que refutam a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, mas uma coisa é certa, se o EVANGELHO DE CRISTO consiste em riquezas nesta vida, que será da futura para estes homens e mulheres a quem o escritor aos Hebreus se referiu ao falar dos HÉROIS DA FÉ.

Eu prossigo DESACORRENTADO, batalhando sempre por algo melhor nessa vida sem, contudo, tirar o FOCO do ALVO que É CRISTO, no qual temos garantidas as RIQUEZAS DA GLÓRIA...

“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.” (Cl 1:27).

Em Cristo,

Robson Silva

Matias Borba disse...

Amigo Robison,

Eis aí nete cartaz uma prova de que este evangelho que e prega não produz nada de aprendizado, Ora, quem é que não aceita um Deus que resolve tudo apenas com uma simples campahna de seus filhos?

Esse povo precisa é aprender de verdade, pois depois que vierem as tempestades na vida, não saberam siquer como resolvê-las.

Deus ajude este povo e a todos nós.

Grande abraço!

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado pb. Robson silva,

A paz do Senhor!

Com pesar, admitimos que estes cartazes não foram criados por homens comuns, mas podemos afirmar que homens em comum acordo, os criaram para sem nenhum temor, demonstrarem com total evidência e não clarividência os seus interesses e é momento de comemorar. Afinal, estamos vivendo os últimos dias do Final dos Tempos, conforme o que podemos meditar no Livro de I Coríntios 11:19:

"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós."

A palavra de Deus afirma que: até importa!

Estamos vivendo um momento, de até importa, que as heresias alcancem os valores de R$ 900.00, para que muitos sinceros se manifestem entre nós.

O Senhor nos ajude a identificar estas e outras heresias!

O Senhor seja contigo nesta necessidade de anunciar as heresias em nosso meio!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
www.jesus-e-voce.com
www.editoresapologistas.com

Keyla Carvalho disse...

Graça e Paz

Graça em sua vida e Paz no seu lar.

Que faça em ti eternamente o querer seguir para o alvo.

Em Cristo VIVO! AVANTE!!!

Keyla Carvalho disse...

Robson, conheci o seu blog e me trouxe grande alegria, um conteúdo importantíssimo mais que valioso. Obrigada!

RECOMENDO A TODOS: http://prossigo.blogspot.com

Esteja em Paz e inspirado por Deus para falar muito aos nossos corações.

ROBSON SILVA disse...

Paz, irmã Keyla!

DEUS te abençoe pela visita e pelas palavras de carinho e incentivo...

Certamente que na força do Senhor Prosseguiremos para o Alvo, não apenas com o Blog, mas em nossa vida com Cristo, até chegarmos à Glória!!!

Fique a vontade para visitar e comentar sempre que quiser...

Abraço!

PPA

Related Posts with Thumbnails