Rádio Rhema Online

sábado, 23 de janeiro de 2010

PARA SER UM MISSIONÁRIO É PRECISO... (1)

Iniciamos hoje uma série de SEIS TÓPICOS de em estudo que elaboramos sobre MISSÕES.

Obviamente não temos a pretenção de esgotar o tema - tão bem apresentado em excelentes obras de exímios teólogos e missiólogos renomados -, mas oferecer aos iniciantes desse rico ministério um esboço singelo do que entendemos ser alguns dos mais importantes aspectos a serem observados pelo MISSIONÁRIO.

Esperamos poder contar com a contribuição do leitor para o enriquecimento do tema.

Pb. Robson Silva

PARA SER UM MISSIONÁRIO É PRECISO...


De acordo com as Sagradas Escrituras todo crente tem como obrigação levar a mensagem do Evangelho ao pecador: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16:15). Um dever que todo aquele que foi alcançado pela GRAÇA de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo tem diante de DEUS.

Não se trata, no entanto, de um pagamento ou de uma retribuição, mas de um ato de GRATIDÃO (a DEUS) e AMOR (pelo pecador).

Nesse sentido, há alguns poucos que se dispõem a assumir o compromisso de levar o EVANGELHO onde quer que seja necessário anunciá-lo, aceitando sem reservas o chamado do Senhor. A esses homens e mulheres abnegados denominamos MISSIONÁRIOS.

Para ser um MISSIONÁRIO, no entanto, é preciso, dentre outras coisas:

1. CRER NA REDENÇÃO (publicado em 23/01/10)
2. SER OBEDIENTE À GRANDE COMISSÃO
3. RENUNCIAR A SI MESMO
4. SER PACIENTE
5. SER PERSEVERANTE
6. TER ESPERANÇA

1. CRER NA REDENÇÃO


Antes de tudo, é preciso que o MISSIONÁRIO creia de forma indubitável no PLANO DA REDENÇÃO: na abrangência, e no alcance do AMOR de DEUS para com o pecador.

Se não aceitar que a graça e a misericórdia do Senhor se estendem a todos os pecadores, indistintamente – a despeito de quais sejam as suas faltas (culpas) –, o MISSIONÁRIO não logrará êxito em sua empreitada, posto que, ele mesmo (missionário) é fruto deste grande AMOR.

“Porque todos pecaram, e destituídos estão da Glória de
DEUS.”(Rm 3:13); “Como está escrito: não há um justo sequer.” (Rm 3:10). Logo, se não for alcançado pelo favor imerecido de DEUS, o pecador jamais será capaz de se voltar para ELE.

Na prática isso significa dizer que o MISSIONÁRIO tem a incumbência de levar-lhe a mensagem da REDENÇÃO, onde quer que ele esteja, em quaisquer que sejam as circunstâncias, quer ele (pecador) queira ou não.

Infelizmente, há casos de MISSIONÁRIOS que, diante da realidade assombrosa dos efeitos do pecado na vida de alguns (pedófilos; transexuais; genocidas; feiticeiros etc.), passam a desacreditar do poder restaurador e purificador do Sangue do Cordeiro, o qual é poderoso para nos reintroduzir à presença imaculada do DEUS ETERNO.

Aquele que deseja e se sente vocacionado para tal ministério, não pode, sob qualquer pretexto, impor limites à obra da REDENÇÃO.

Acreditar na falsa idéia de que a SALVAÇÃO é uma recompensa é um ledo engano do qual todo MISSIONÁRIO deve fugir: ela é O DOM GRATUITO DE DEUS em nosso favor.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23);

“Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16).

É pela GRAÇA (favor imerecido da parte de DEUS para conosco) que somos salvos. Portanto, cabe ao MISSIONÁRIO comunicá-la de forma graciosa, veemente e confiante, a fim de que o pecador veja CRISTO em nós e seja então convencido pelo ESPÍRITO SANTO de que somente n'ELEREDENÇÃO.

continua...

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails