Rádio Rhema Online

domingo, 24 de janeiro de 2010

PARA SER UM MISSIONÁRIO É PRECISO... (2)

1. CRER NA REDENÇÃO (publicado em 23/01/10)
2. SER OBEDIENTE À GRANDE COMISSÃO (publicado em 24/01/10)
3. RENUNCIAR A SI MESMO
4. SER PACIENTE
5. SER PERSEVERANTE
6. TER ESPERANÇA

2. SER OBEDIENTE À GRANDE COMISSÃO


Outro ponto importante que um MISSIONÁRIO precisa entender, é que o alcance do Evangelho – em seu aspecto geo-demográfico – está condicionado ao cumprimento da ordenança de Nosso Senhor, conforme registrado em Marcos 16, versículo 15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Logo, o IDE de JESUS (a Grande Comissão) não pode ser compreendido de forma facultativa, mas como um imperativo categórico ao qual devemos obediência incondicional.

O caráter imperativo do verbo “ir”, no texto em epígrafe (IDE), não nos deixa escolha, cabendo-nos tão somente acatá-lo e cumpri-lo. Ademais, o apóstolo Paulo foi enfático ao escrever aos Romanos: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10:14-15).

Obviamente que nem todos dispõem de tempo, recurso, habilidade e preparo para irem muito além de suas fronteiras. Eis, pois, a razão pelo qual o versículo 8 de Atos 1, também não pode ser entendido de forma estrita: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

O que significa dizer que nem todo aquele que foi chamado a fazer “MISSÕES” será compelido a deixar os arredores ou limites de suas fronteiras para ser reconhecido como um missionário. Muitos ficarão adstritos à “Jerusalém” (missões locais); outros atuarão em “toda a Judéia e Samaria” (missões regionais/nacional); enquanto alguns poucos irão “até aos confins da terra” (missões transculturais / internacionais). Daí porque entendemos que a condição “tanto-como-até” de At 1:8 não necessariamente se aplica a todos.

Vejamos, por exemplo, o caso do diácono Estevão, que sequer chegou a sair de Jerusalém, se não quando conduzido para fora da cidade para ser apedrejado, após inigualável exposição do Evangelho de Cristo aos patriotas Judeus. MISSÕES LOCAIS.

Filipe
, por sua vez, como consequencia da grande perseguição lançada contra a Igreja em Jerusalém, encontrou-se disperso entre aqueles que deixaram a cidade rumo à Judéia e Samaria. E logo o diácono MISSIONÁRIO anunciava o Evangelho aos samaritanos, cooperando com ele o ESPÍRITO SANTO com sinais e prodígios, tendo sido, inclusive, responsável pela salvação do eunuco etíope. Missões Regionais com reflexos Transculturais. (ver At 6:5; 8:1-40).

Por fim, há casos em que o próprio ESPÍRITO, pessoalmente, direciona e envia o MISSIONÁRIO, como fez com Barnabé e Saulo (ver At 13:2). Missões Internacionais / Transculturais.

Felizmente hoje, o uso globalizado da internet e a multiplicação exponencial das comunidades virtuais (redes de relacionamento, blogs, sites especializados em missões etc.) têm possibilitado que o Evangelho de Nosso Senhor seja levado instantânea, e quase que indiscriminadamente, a todos os povos, dos “quatro cantos do planeta”, cooperando assim para a chamada “macro evangelização”.

Logo, concluímos que o verdadeiro MISSIONÁRIO deve estar disposto a OBEDECER, cabal e incondicionalmente, às ordenanças do Mestre a despeito de qualquer reconhecimento ou realização pessoal, procurando em tudo identificar o plano (chamado) de DEUS para sua vida, em favor daqueles que hão de se salvar por intermédio de sua pregação.

Continua...

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails