Rádio Rhema Online

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PARA SER UM MISSIONÁRIO É PRECISO... (4)

1. CRER NA REDENÇÃO (publicado em 23/01/10)
2. SER OBEDIENTE À GRANDE COMISSÃO (publicado em 24/01/10)
3. RENUNCIAR A SI MESMO (publicado em 25/01/10)
4. SER PACIENTE (publicado em 28/01/10)
5. SER PERSEVERANTE
6. TER ESPERANÇA

4. SER PACIENTE


O ritmo alucinante das megalópoles e a velocidade com que se multiplicam as necessidades humanas – em um mundo dominado pelo consumismo e pelo materialismo –, fizeram com que muitos MISSIONÁRIOS do final do século XX, e alguns da nova geração, fossem contaminados pelo estilo fast de ser / viver: fast food (comida rápida); fast message (mensagem rápida); fast relations (relações rápidas / curtas); fast results (resultados rápidos); fast (easy) money (dinheiro rápido/fácil); fast grow (crescimento rápido) etc.

No entanto,
em que pese à urgência na propagação do Evangelho de Cristo, os resultados da semeadura nem sempre serão tão velozes quando a sua necessidade, cabendo ao MISSIONÁRIO buscar em DEUS o discernimento necessário para o desenvolvimento de sua MISSÃO. Só assim, consciente do seu papel no processo da evangelização global, ele saberá esperar pacientemente pelo crescimento da semente plantada, até que ao seu tempo possa colher da árvore os frutos.

Sabe-se que
a impaciência – associada à intolerância – pode leva o indivíduo à tomadas de decisões precipitadas, das quais muitas vezes (e quase sempre) virá a se arrepender. Homicídios, suicídios (para esse não cabe arrependimento), casamentos, divórcios são só alguns dos muitos exemplos a serem observados.

No caso do MISSIONÁRIO,
cada passo, cada tomada de decisão, cada novo projeto deve receber a chancela d’Aquele que tem determinado um tempo para todas as coisas. É preciso saber esperar no tempo de DEUS!

Obviamente que
não estamos nos referindo especificamente à pregação do Evangelho ao ouvinte descrente, ao qual a Palavra deve ser anunciada “em tempo e fora de tempo... com toda longanimidade e ensino.” (2Tm 4:2).

O apóstolo Pedro,
acerca desse tema, nos exorta a estarmos: “sempre prontos para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. (1Pe 3:15). Note que o apóstolo fala de “responder a quem vos pedir”.

Logo,
o MISSIONÁRIO não deve ser inconvenientes ao ponto de causar no ouvinte um sentimento de aversão à Palavra de DEUS. É preciso cativá-lo, e conduzindo-o com AMOR às águas tranquilas, a fim de que seja por ela lavado.

Por outro lado,
não obstante o cuidado do semeador, sabemos que algumas das sementes cairão entre pedregais; outras entre espinheiros; e que só algumas florescerão, darão frutos e produzirão a trinta, a sessenta e a cem por um. Porque nem sempre o que planta, ou o que rega, desfrutará daquilo que plantou.

Infelizmente,
a idéia de que o Reino de DEUS funciona como um grande “banco de investimentos” ou – em se tratando de sementes –, uma “Bolsa Mercantil e de Futuros", faz com alguns MISSIONÁRIOS tracem, para um curto e médio prazo, um plano de “aposentadoria” a fim de que possam descansar da obra que tinham a realizar. Daí a ânsia por um resultado rápido, prático e rentável.

Paulo aconselha
o jovem Timóteo a “fugir destas coisas” e “seguir a paciência” (1Tm 6:11). É DEUS quem dá o devido crescimento à Sua Seara. É ELE quem faz florescer a erva; e quem faz nascer o fruto: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes.” (Sl 92:12-14).

O MISSIONÁRIO deve
ter em mente que a paciência é uma virtude que provém de DEUS, sendo apontada pelo apóstolo Paulo como Fruto do Espírito.

Por fim,
o apóstolo Tiago sintetiza o tema retomando as lições da semeadura: “Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.” (Tg 5-8).

Continua...

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails