Rádio Rhema Online

quarta-feira, 10 de março de 2010

CENSURADOS...

POR QUE ALGUNS QUESTIONAMENTOS OU DECLARAÇÕES SÃO TÃO INTRIGANTES?

O fenômeno “blogosfera cristã” despertou em muitos de nós leitores e colaboradores da grande rede um sentimento que há muito estava adormecido; sufocado. Passamos a questionar, comentar, dissertar, opinar e – tomando Daladier Lima por empréstimo - “refletir sobre quase tudo”.

Alguns desses questionamentos ou declarações, no entanto, são tão intrigantes e contundentes que, quando feitos em outro espaço que não os nossos próprios blogs, correm o risco de não serem publicados ou liberados pelo receptor (mediador).

É bem verdade que há os que cometem atrocidades no uso do vernáculo, tornando impossível ao leitor a compreensão de suas idéias – Geremias do Couto que o diga. Não por isso, vemo-nas publicadas alhures. Enquanto outros se valem de uma verborréia insana, inconsequente, imoral, antiética e desprovida de qualquer comprometimento com o Reino de Deus. Abaixo a estes!

Por sua vez – e não são raros os casos –, vemos escritores, comentaristas e blogueiros da mais alta estirpe, dotados de particular clareza nas idéias, bem mais articulados e comprometidos com o Reino – os quais em muito contribuem para o enriquecimento da blogosfera –, serem tolhidos, podados, excluídos por intransigentes censores: algozes do pensamento adverso. Para estes, a voz daqueles se não pode fazer ouvir (ler), pois que extrapolam os limites do tolerável. Intolerantes!

E nem estou falando daquela censura coatora, cogente, nefanda, afinal, em se tratando de blog, todos nós temos o direito – e devemos ter a responsabilidade – de publicar aquilo que, segundo nosso entendimento, corrobora com o espírito e os princípios da democracia cristã. Falo de uma censura velada, omissa, mesquinha, vil.

“Mas quem este ‘incircunciso’ pensa que é para vir comentar aqui em meu badalado blog”. É disso que estou falando!

Chego à conclusão que nem todos estamos preparados – corpo, alma e espírito – para ouvir (ler) o contraditório; para tragar o “indigesto”; para refletir sobre o “inquestionável”. Sobretudo se, em nosso imaginário, nos parecer desonroso, infame, ultrajante o declinar de nossas próprias razões.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, a fim de que nos tornemos melhores ouvintes, melhores leitores, melhores escritores, melhores debatedores, melhores mediadores, melhores blogueiros... Enfim, melhores crentes!

No temor do ETERNO,

Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

10 comentários:

Matias Borba disse...

Pezado e amado Robson,
A Paz do Senhor!

Depois de toda discussão (ainda válida) sobre a Dake, precisei parar um pouco e refletir sobre o que você menciona ao final do quinto parágrafo e todo o sexto parágrafo, e cheguei a mesma conclusão, não estamos preparados.

Como já mencionei no meu e em alguns blogs, é difícil compreender os dois pesos e duas medidas utilizados por alguns, por outro lado, difícil compreender como alguém pode simplesmente questionar uma vida inteira com Deus por apenas discordar de uma postura muito equivocada e grave e, sendo assim, até eu mesmo preciser "refletir sobre quase tudo" em meu próprio blog, afim de não cometer o mesmo erro de alguns, e também refletir se já o cometi, e se for o caso, não ter problemas em reconhecer. Diferente de alguns.

Sim, pois a grande verdade de que trata o título do texto discorrido no próprio, nos mostra que a censura usada por alguns, em nada revela comprometimento com o reino do Mestre, mas sim expõe o que o coração está cheio, sentimento de superioridade.

Fico profundamente triste por ver todo transtorno e crise que uma publicação "torta" causou em nossa Assembleia de Deus e entre nós blogueiros. Como alguns, minha tristeza também pelo fato de que a grande maioria não sabe mesmo divergir e, essa tristeza, não roubou a vontade de produzir mais textos para o reino apenas porque é para o reino, simples assim.

Mas é assim, uns sentem mais e outros menos, uns usam uma balança torta e outros apenas defendem a boa dourtina e prezam pela boa publicação de nossa querida CPAD.

Um abraço, por estes dias estarei entrando em contato com você amigo.

Em Cristo,
Matias borba!

Deus te abençoe!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro pastor Robson,

Parabéns pela postagem. E que Deus abençoe o seu ministério.

Em Cristo,

CSZ

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado pbpastor Robson Silva,

A paz do Senhor!

Sempre é bom vê-lo, através da sua escrita, com a importante mostra do que é ser necessário à blogosfera. Pelo menos para este servo, que é o menor de todos.

O Senhor seja contigo, meu nobre pastor!

O menor de todos.

ROBSON SILVA disse...

Nobre Matias Borba,

“Pezados” fomos na “balança torta”, e fomos achados em falta! Rsss!

Louvo a Deus por tua simpatia, por tua firmeza e pelo teu zelo com a verdade.

Agradeço as palavras de apreço e de encorajamento.

Saiba que nosso lamento não será em vão, e que mesmo em meio a “todo transtorno e crise” pela qual passa nossa amada igreja, bem como alguns dos nossos amigos, as mãos do Senhor não estão encolhidas, nem os seus ouvidos agravados... Ele há de mover as águas...

Abraços.

Querendo é só chamar.

Robson Silva

ROBSON SILVA disse...

Prezado Apóstolo Zibordi,

Ninguém a abrilhanta mais este humildo espaço que o amigo CSZ...

Que o ETERNO te recompense pelo apoio.

Em Cristo,

Robson Silva

ROBSON SILVA disse...

Meu querido Carpintero,

Sabedor de teus exageros, limito-me a dizer que este humilde espaço é no mínimo útil à Blogosfera "verdadeiramente" Cristã...

Abraços.

Robson Silva

Ps.: Vê se liga de vez em quando... Rsss!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo e companheiro,
Pb. Robson Silva,

A paz do Senhor!

Seu post revela o que realmente tem acontecido entre nós.
Isso parece com uma máxima que alguém já suferiu:
"quando eu falo é democracia, quando o outro fala é didatura"

Creio que mesmo assim, aos "trancos e barrancos", estamos aprendendo!

Parabéns pela exposição!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Uilson Camilo disse...

Graça e Paz Pb Robson,

Parabéns pela ótima e pertinente postagem, que o Eterno continue abençoando sua vida meu irmão.
Continuemos na batalha sem desistir, pois os astros da blogsfera em alguns momentos querem ditar as regras.......coisas do tipo seu pensamento é antibíblico...o meu está correto. Devemos "prosseguir para o alvo" (acho que você ja viu isso em algum lugar rsrs).

Um forte abraço.

Uilson Camilo.

ROBSON SILVA disse...

Meu querido Pastor e mentor, Carlos Roberto Silva,

Vamos deixar esse negócio de "revelar" pra lá, antes que apareça alguém querendo "queimar o meu filme"... Mas naquilo que pudermos ser úteis - como já disse ao amigo Carpintero - daremos o nosso máximo.

Prossigo aprendendo.

Abraços,

Robson Silva

ROBSON SILVA disse...

Meu amigo Pb. Uilson (com U) Camilo,

Já estava sentindo a tua falta aqui no PPA. Obrigado pelas palavras de apoio e carinho.

Quanto a desistir, os "astros" que me perdoem, but...

"This litle light of mine I'm gonna let it shine"... todo dia... todo dia... de segunda a domingo

Forte abraço,

Continue nos visitando e colaborando com seus comentários.

Em Cristo,

Robson silva

Related Posts with Thumbnails