Rádio Rhema Online

segunda-feira, 1 de março de 2010

UM LEGADO INESTIMÁVEL

JOSÉ MINDLIN (1914 - 2010)

Faleceu na manhã de ontem, aos 95 anos, nos deixando um inestimável legado, o ilustre bibliófilo, advogado, jornalista, escritor e empresário do ramo metalúrgico, José Mindlin.

O empresário, que é de família judaica, ficou conhecido por sua paixão pela rica e farta literatura brasileira, sendo declarado amante dos livros desde sua adolescência (13).

Colecionador diligente, acumulou ao longo de décadas milhares de obras adquiridas em sebos, livrarias e leilões, tornando-se, segundo suas próprias palavras, "o guardião" de obras raras e exclusivas que, não fora pelo seu emprenho e abnegação no cuidado com tais exemplares, talvez se tivessem perdido ao longo do tempo.

Catedrático “imortalizado” pela cadeira de número 29 da Academia Brasileira de Letras, Mindlin “abdicou da imortalidade” em troca de pelo menos mais dez anos de vida os quais pretendia consumir com a leitura de novas e obras.

Seu legado – um acervo de aproximadamente 40 mil obras, dentre as quais os primeiros escritos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e José de Alencar – foi doado em junho de 2009 à Universidade de São Paulo – USP para a criação de uma biblioteca pública da literatura nacional. Atualmente o edifício que irá abrigar esse tesouro literário está em construção.

Até lá, a USP está digitalizando todas as obras doadas a fim de que sejam disponibilizadas virtualmente ao leitor através da internet. Com a biblioteca virtual será possível passear, navegar, viajar, se deleitar no copioso mar de letras colocado ao alcance de todos graças a iniciativa louvável de um único homem, o Dr. Mindlin.

Para saber mais sobre o trabalho de José Mindlin e sua Biblioteca, acesse o link Brasiliana USP.

Prossigo (lendo) para o Alvo... Fp 3:14

Fonte:
Jornal Digital Último Segundo
Brasiliana USP
Imagem: Brasiliana USP

2 comentários:

Philadelfia - Evangelismo e Louvor disse...

Paz, Pb. Robson!

Realmente morreu um grande brasileiro. O artigo aqui publicado sintetiza sua vida e dedicação à cultura, democracia, na verdade um filantropo que deixou um legado de conhecimento inestimável, doando a biblioteca brasiliana.

Da minha parte, gostaria de ter sido contaminado pelo seu vírus da leitura.

Um abraço, caro Robson!

ROBSON SILVA disse...

Paz meu amigo Elian,

Grato pela tua participação aqui no Prossigo para o Alvo...

Penso que se jovens como nós (gostou???) se deixarem contagiar, ainda hoje, por esse maravilhoso "vírus" que tem como efeito a paixão pela leitura, ainda haverá tempo para chegarmos ao calcanhar do nobre literato Dr. José Mindlin.

Prossigamos para o alvo...

Abraços,

Robson silva

Related Posts with Thumbnails