Rádio Rhema Online

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ASPECTO CRISTÃO... TRIPLAMENTE ABENÇOADO!

Programa Aspecto Cristão chega a sua edição nº 23 mais abençoado que nunca.


E para coroar o sucesso deste que se tornou um canal de bençãos para nossas vidas, o Pr. Carlos Roberto Silva (diretor e apresentador do programa) recebeu como convidado especial o jornalista, escritor, conferencista e pregador da Palavra de Deus, Pr. Geremias do Couto, de quem temos a grata satisfação de partilhar a amizade, e por quem rendemos grande admiração, respeito e consideração em Cristo Jesus.

Não perca esta oportunidade! Assista já, e tire suas próprias conclusões... Afinal, onde mais você terá a oportunidade de ouvir Carlos Roberto Silva, Sarah Virgínia Silva e Geremias do Couto juntos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

NEGRITUDES DA MINHA INFÂNCIA QUERIDA...



Refletindo sobre meu último post – um dos menos comentados dos últimos tempos (?); exceto pela visita do amigo Gutierrez Siqueira – recordei-me de um texto trabalhado em sala de aula lá pelos idos de 1985, ainda na 6ª série primária. Que memória abençoada esta minha, não?! Eu tinha apenas onze anos de idade.

Certamente que esta lembrança muito se deve à genialidade e à dedicação da nossa querida professora de língua portuguesa: a Profª Elisabeth. A saudosa mestra sabia como ninguém trabalhar um texto polêmico e, por conseguinte, despertar o senso crítico em seus alunos.

Mas deixando de lado toda esta milonga saudosista, passemos de uma vez por todas ao aludido texto. Creio que ele falará por si.

"SERÁ QUE A MINHA COR VAI SUJAR A ÁGUA?"

"Num domingo, mudo de programa. Vou para um clube com o pessoal da casa. Aviso para a Bete, na sexta, ela dá força, eu não estava muito a fim.
(...)
Parto para a piscina com o meu desconfiômetro de cachorro n'água ligado no máximo.
(...)
Era uma piscina azul, como são as piscinas. Mas aquele azul estava demais, com o calorão que fazia. Era dia de sol forte e tudo. O pessoal dentro dela, então, até convidava sem querer, tão grande a algazarra, ô barulheira infernal.
Eu, sapo de fora, já estava malucão de vontade de cair naquela água gostosa no meio da farra, dos gritos, da brincadeira de jogar água nos outros. Todo mundo brilhava ao sol, todos satisfeitos, molhados, rosados, malpassados.
O que me segurava? Nada. Já de calção, só faltava mesmo era tomar uma ducha e cair n'água, como todos faziam.
Abri a torneira. Nem bem senti a ducha fria direito, um mãozudo qualquer me pegou pelo ombro:
_ Aonde pensa que vai?
_ Eu ia dar um mergulho.
_ Ia, né? Mas não vai.
Era preto o distinto que tomava conta daquilo ali. Primeiro, ele disse que nunca me vira ali, e que não era sócio. Só os sócios podiam freqüentar a piscina.
Tudo bem, ele estava mais do que certo.
Mas, depois, falou que os meninos brancos não iriam gostar nem que eu entrasse nem que eu fosse sócio. E completou a xaropada com uma frase que já ouvi muitas vezes: "Pretinho, conheça o seu lugar".
Quem é negro sabe bem do que falo, e quem é branco também sabe, mesmo que não tenha sentido o que eu sinto. Mas não estou aqui para promover pega de raça. Eu só me defendo. Conheço muito branco bom e muito preto ruim. Mas ninguém é ruim ou bom só por ser preto ou branco. E sei que isso não é novidade nenhuma.
Confiro o meu lugar de antes – quem sabe o fiscal fala de onde eu estava quieto, tomando o meu refrigerante ou ouvindo música? Mas olho meio na gozação. O fiscal nota, claro, e manda o troco:
_ Veja lá, rapaz. Olhe a sua cor.
Não olho a minha cor. Não fico branco de susto. Fico é rubro-negro, o sangue subindo, a vergonha tomando conta da cara. Fico é vermelho, até onde um negro pode envermelhar.
Explico que tomei banho de chuveiro e tudo. Se não tomei a ducha da piscina foi porque ele não deixou. Não adianta explicar nada para um fiscal mal-intencionado.
E a turma só chegando, chegando, forma aquele grupinho, a rodinha de curiosos que a gente vê muito por aí, na rua.
Não vejo a hora de cair fora: Mas, ainda, tento:
_ Será que a minha cor vai sujar a água?
_ Ninguém aqui conhece você. É estrangeiro.
_ Mentira. Não é nada disso. É porque sou preto. Só por isso. E você também.
Ele se sente ferido, eu noto. A cara muda. E fala, com raiva:
_ Cadê a carteirinha?
_ Entrei porque deixaram.
_ Ah, é? Porque achou a porta aberta? Igual cachorro na igreja?
_ Não senhor.
_ Fala, crioulinho mal-educado. É? Cachorro na igreja?
_ Quer saber de uma coisa? Entrei porque estava a fim de criar um caso.
_ Piscina é diferente, pô.
_ Tá bom, tá bom. Se é diferente, eu não nado. Não precisa brigar.
Roberto e Júnior abrem caminho no meio do pessoal, entram do meu lado:
_ É nosso irmão – diz Júnior.
O fiscal dá uma risadona debochada:
_ Irmão preto?
Dr. Marcelo e Dona Sara tinham visto tudo de longe, porque aí já era negócio de clube inteiro tomando partido. E vieram. Mas, já não resolveriam mais nada. O caso já estava criado."


Passados 26 anos, o texto permanece mais atual que nunca...

Prossigo (refletindo) para o alvo... Fp. 3:14

Bibliografia: PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa, Reflexão e Ação. 6.ª série – São Paulo, Moderna, 1985.

sábado, 8 de janeiro de 2011

TAKE IT EASY MEU IRMÃO DE COR...

Pastor José Wellington Bezerra da Costa comete “deslize” gravíssimo ao comentar sua postura humilde(sic) diante da posição de seu cargo e ministério, os quais lhe foram conferidos pelo Senhor.

Hoje pela manhã, durante entrevista concedida ao repórter Jorge de Andrade do programa Avivamento Pentecostal, produzido pela CPAD/CGADB e veiculado pela RedeTV aos sábados pela manhã (10h30), enquanto apresentava a agenda de eventos e cultos para os meses que antecedem as celebrações do Centenário das AD’s, o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus, e da Assembleia de Deus Ministério do Belém / SP, fez o infeliz e indigesto comentário:

“... mesmo diante da posição que o Senhor nos elevou, conservamos um relacionamento humilde e de tratamento igual tanto com aqueles crentes mais ricos, quanto com aqueles irmãozinhos (sic) mais humildes, mesmo aqueles de cor escura (sic).”(*)

O que para alguns pode ter soado como uma forma “carinhosa” e até de “consideração” para com os menos favorecidos, aos nossos ouvidos soou como uma grave e repreensível ofensa, além de uma atitude – ainda que impensada e indesejável – preconceituosa.

Ao associar pobreza à cor da pele, o Pr. José Wellington não só se contradiz – já que ele mesmo se disse de origem humilde –, como trás à tona aquele sentimento há muito arraigado em nossa sociedade: a de que a predominância das riquezas nas mãos dos “brancos” é um fator quase que genético.

Como crente pobre e de ascendência negra, índigena e européia (a típica miscigenação brasileira) reivindico, em nome de todos os que como eu se sentiram ofendidos, uma retratação de nosso sempre estimado Pastor José Wellington Bezerra da Costa.

Na consideração que há entre os santos em Cristo Jesus,

Pb. Robson Silva de Sousa
A.D. Cubatão – Vargem Grande

Prossigo para o Alvo... Fp.3:14

(*) A transcrição da fala do pastor foi feita de forma livre pelo editor, podendo haver algumas discrepâncias quanto a sua literalidade, mas não quanto ao conteúdo.
Os vídeos das edição do programa para 2011 ainda não foram disponibilizados no site do programa: http://www.cpad.com.br/movimentopentecostal/videos/.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

NAS ENTRE(R)INHAS...

Visitando o blog do amigo Renato Vargens, deparei-me com o post – replicado também no Bereianos, e no Púlpito Cristão – onde ele reproduz e comenta a CARTA DA “APÓSTOLA” NEUZA ITIOKA dirigida aos “Amados no Senhor Jesus Cristo” (possivelmente seguidores do Ministério Ágape Reconciliação) no final do ano passado enquanto viajava de férias a Campo Grande/MS.

De minha parte posso afirmar que: não sei quem é Neuza Itioka, não conheço o Ministério Ágape Reconciliação, e não reconheço o apostolado de quem quer que seja que não os referendados pelas escrituras sagradas.

No entanto, fazendo uma leitura "acurada" - como sugeriu uma comentarista lá no Blog do Renato - e seletiva da dita “carta apostólica”, fui "forçado" a corroborar, se não com as convicções, mas com o sentimento que se traduz nas palavras da irmã (sic) Neuza de que“momentos difíceis de tristeza, sofrimento e dor” estão por vir.

Assim sendo, e a fim de ilustrar a nossa concordância parcial sem querer escrachar com o texto original, destacamos alguns trechos considerados “interessantes” e “dignos” de boa reflexão.


Segue íntegra da CARTA:

Por: Neusa Itioka

Amados no Senhor Jesus Cristo. Viemos para esta cidade, passar alguns dias como férias merecidas. Mas, na realidade, Deus tem nos direcionado a buscá-Lo. Estamos lendo a Palavra, para ouvi-Lo e nos fortalecendo em jejum e oração,
...Neste ano que está passando, 2010, uma das diversas coisas que fizemos foi de orarmos e trabalharmos para que princípios do reino fossem estabelecidos, através do novo governo. Mas, aparentemente o que se vê, é a tendência da iniqüidade se multiplicar. E assim como Igreja e como nação, teremos de enfrentar uma situação difícil aos olhos dos servos de Deus. Mas, mesmo assim glorificamos a Deus, por que Ele está em controle!! O Senhor reina, como diz o salmista. No meio de aparente caos, o Senhor está em perfeito controle.
E, assistindo aos DVDs da NOVA ORDEM MUNDIAL, apregoado por vários líderes, especialmente, as 13 famílias mais ricas e poderosas do mundo, famílias essas que se colocam como dominadores do mundo, entendemos claramente, que...
...o Brasil caminha a passos largos, pela agenda da Elite Mundial.
O nosso governo adotou a agenda da Elite Mundial, chamada Iluminates, agenda essa adotada pela ONU, Organização das Nações Unidas.
E, isto está acontecendo para acelerar a vinda de Anti Cristo. Assim, entendemos que tudo contra o que lutamos está dentro do programa deles: a dissolução de família; a aprovação do aborto; o infanticídio; agenda homossexual; a pedofilia; a educação sexual pervertida das crianças; a adoção da feitiçaria como uma das nossas raízes – cultura africana; eliminação de símbolos religiosos de toda repartição pública da nação; a tentativa de fazer do Brasil, um modelo light de socialismo; imposição de imposto às igrejas evangélicas; a supressão da liberdade religiosa e liberdade de expressão. E, esta insistência de se alinhar com nações que têm como alvo, a eliminação de Israel do mapa também está dentro desta visão.
Perguntávamos, por que o nosso governo estava se conduzindo de maneira tão louca e irracional, desrespeitando a visão e a convicção mais conservadora da grande população brasileira e apresentando um programa diametralmente oposto ao povo evangélico que cresce cada dia, a despeito de todos os problemas que apresentamos. Hoje, entendemos que de fato está acontecendo. O nosso governo juntamente com outros é apenas marionetes na mão dos dominadores deste mundo. Diante de tudo isto, o que Deus tem falado é que neste futuro próximo, á partir de 2011, teremos momentos difíceis de tristeza, sofrimento e dor. E,...
...para enfrentarmos esta situação, temos que buscá-Lo, em jejum e oração. Se até agora, trabalhamos muito, e, vamos ter de trabalhar mais. E, os verdadeiros guerreiros descobrirão o descanso espiritual, em meio a luta, pois a guerra é do Senhor. Ele nos deu armas: a espada do Espírito...
...com Palavra de Deus que se transforma em decretos poderosos; a tocha flamejante que se constitui de mãos ungidas que se levantam para guerrear; a revelação da estratégia de Deus.
E, como apóstolo Paulo diz aos Tessalonicenses que conservemos a fé e confiança absoluta em Deus, na sua bondade ilimitada e no seu grandioso poder, em todas as circunstâncias, sejam de perseguição ou injustiça; que a nossa esperança na salvação prometida por Deus, seja constantemente renovada; e a nossa perseverança em seguir a Jesus Cristo, em meio ao sofrimento seja inabalável; e que o amor a Deus e para uns pelos outros seja algo transbordante nas nossas vidas.
Recomendamos ao povo mais próximo que lesse 20 vezes a epístola, I e II. Deus nos disse, em recado pessoal que, para este tempo, a arma mais poderosa é o amor. Devemos receber o amor renovado de Deus, cultivá-lo, para que a força dele nos una, destruindo toda barreira entre os irmãos, para confrontamos o inimigo.
A crise, a perseguição, as dificuldades vão mostrar, verdadeiramente, quem somos. Muitos continuarão a lutar e apregoar os valores do reino: a santidade, a obediência a Deus, a honra a Palavra, a verdade, a vida plena em Cristo; a expansão do reino, a missão da Igreja; a guerra espiritual, a libertação e a cura. Mas outros vão se conformar...
...tanto com a Nova Ordem Mundial que vão se alistar ao programa de eliminação de 90% da população mundial, quer através de guerras, quer através de disseminação ilimitada das drogas; quer através do holocausto silencioso e imperceptível de milhões de abortos, sacrifício dos fetos no altar de Moloque; quer por destruição paulatina da família. Deus já nos ordenou que temos de nos arrepender, pela Igreja que dorme o seu sono da última hora, antes do aparecimento do Noivo. Este arrependimento consiste em chorar, agonizar e confessar por identificação os pecados dos líderes da Igreja que traíram a Noiva de Cristo: arrependemo-nos por aqueles que venderam a igreja; que a conduziram ao engano, que estabeleceram alianças direta e indiretamente com Nova ordem Mundial, através das alianças. Devemos nos arrepender pelo povo, idólatra dos seus líderes, ignorante da Palavra, que está sendo conduzido para o inferno, sem saber. O nosso arrependimento inclui também arrependimento por milhares de crentes que estão se direcionando ao inferno, estão brincando como seguidores de Jesus Cristo.
...O evangelho de Jesus Cristo que iniciava com o negar a si mesmo, foi substituído pelo Evangelho de engorda do EU e da prosperidade barata, de construir os seus impérios e a busca do paraíso na terra. O arrependimento pela idolatria do ministério, da reputação, da fama e do sucesso a qualquer preço, está deixando o povo susceptível ao engano e a cegueira espiritual que o leva a seguir falsos pastores, mestres, profetas e apóstolos, o que Jesus Cristo havia nos advertido, há muito tempo.
É bom lembrar das revelações que o Senhor trouxe a 7 jovens da Columbia, USA, em 1996, de que no inferno, no pior lugar de maior tortura, quem se encontram são os que, um dia conheceram a Deus e que pregaram uma coisa, mas viveram outra, se contradizendo. De acordo com alguns estudiosos e profetas e incluindo o rabino Ben Samuel que profetizou, que provavelmente, em 2017 ou 18, o Messias Jesus estaria inaugurando o seu reinado do milênio. Sim, de acordo com os acontecimentos, a figueira que representa Israel floresceu em 1947 e o Senhor disse que, a geração que assistiu o florescimento não passaria, até que todas estas coisas acontecessem. Uma geração dura 70 anos. De 1947 mais 70 anos corresponde a 2017. ( Lc. 21; 29-33) Aparentemente, o Messias está para voltar, logo e logo.
Você e eu poderemos estar no meio desta igreja que sobe ou fica.
Pois uma parte participou da boda do cordeiro, mas a metade não, de acordo com a parábola de dez virgens (Mt. 25:1-12) e de acordo com Apocalipse 12, a mulher , a Igreja deu a luz um menino que foi arrebatado e a mulher teve que ir para o deserto. Seremos a igreja que vai para o deserto ou faremos parte do filho que vai ser arrebatado, por Deus. Portanto, quando virmos estas coisas acontecendo, devemos levantar as nossas cabeças por que estará próxima a nossa redenção. E, de acordo, com a sua Palavra, continuamos a trabalhar muito, orando e profetizando a transformação das nossas famílias, igrejas, vilas, bairros, cidades e nações. Que você seja vitorioso, segundo os planos de Deus, neste 2011. Veremos a bondade de Deus, o seu poder e a sua misericórdia pelo povo de Deus, em meio aparente caos. Pois...
Ele Reina.
De certo que a VERDADE e a MENTIRA não deveriam ocupar um mesmo espaço na vida do cristão (da Igreja como um todo), mas penso que uma vez "debulhado o trigo" e "despalhada a cana" é sempre bom ficarmos atentos para o que sobra...

Prossigo para o Alvo... Fp. 3:14

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O ANO DA VERGONHA...

Em uma brilhante reflexão sobre a situação atual da exposição do Evangelho de Cristo, o Pr. Marcelo Oliveira escreve em seu artigo intitulado: “2011 – Ano da Cruz de Cristo!” as seguintes palavras:

"Prezados leitores [as], a cada dia vemos o evangelho se transformando num produto, a igreja em um mercado, o púlpito em um balcão e os crentes em consumidores das bênçãos de Deus. Vemos com muita tristeza o empobrecimento dos púlpitos. Pregadores discursam seus sermões centrados no antropocentrismo e na autoajuda.

A cada entrada de ano, algumas igrejas estabelecem qual ano será: o ano de José, o ano de Abraão, ano de Samuel, ano de Gideão etc. Eu me pergunto: Quando teremos o ano da cruz de Cristo? Quando teremos o ano da pregação pura, bíblica e cristocêntrica? Quando teremos o ano do verdadeiro evangelho? Quando teremos o ano da volta às Escrituras? São perguntas que parecem simples, mas que deveria causar em nós verdadeiro arrependimento e quebrantamento."


Eu iria um pouco além – conquanto concorde ipsys literis com o já posto pelo Pr. Marcelo – sugerindo O ANO DA VERGONHA.

Infelizmente estes que aí estão, engodados pelo ORGULHO e pela AUTO JUSTIFICAÇÃO, pensam que prescindem de arrependimento - jamais se sujeitariam a uma admoestação como esta -, de forma que crêem piamente que o "evangelho" que estão pregando é a genuína e infalível mensagem da CRUZ. Aliás, neste quesito, cada qual julga a si mesmo mais legítimo que o outro, mais digno que o outro, mais santo que o outro, mais vigário (vigarista, talvez) que o outro, mais infalível que o outro... E por aí vai. Não basta ser crente; não basta ser salvo; não basta ser discípulo. Tem que bispo; tem que ser apóstolo; tem que ser patriarca; tem que ser “pai” (?)... Logo quererão ser deuses.

A CRUZ? Foi promovida ao status de relíquia (eu já ouvi essa história antes), sendo comercializada não apenas no plano "espiritual" ou virtual, mas também, e fraudulosamente, na forma concreta, material, em pequenas lascas de madeira... CRUX CREDO!

AS PREGAÇÕES são de fato PURAS. PURA pobreza; PURA embromação; PURA sedução; PURA mediocridade; PURA piada; PURA mentira... E ainda assim bíblicas, não obstante fora de contexto, e de seu verdadeiro propósito. Até o diabo fez uso de tal artifício. Hitler. Jim Jones. David Koresh. Todos fizeram!

O CRISTO de suas mensagens não passa de um MARGINAL. No centro está o HOMEM com suas ambições, seu orgulho, suas realizações, seus devaneios, sua sede pelo PODER... PODER... PODER... PODER... PODER... E isso parece que eles têm de sobra. PODER para atrair multidões; PODER para construir impérios; PODER para elevar e abater a quem quer que queiram (qqqq); PODER para fazer grandes fortunas; e até PODER para multiplicar o "pão" (apenas em suas próprias [sic] igrejas) a partir de módicas contribuições de R$100, R$500, R$1.000 – $ementes da fé.

A BÍBLIA? Esta segue preservada – pelo menos no que diz respeito à sua publicação. Gutenberg, se vivo, seria apontado tal como Lula por Obama: "O cara!"... Sim, o cara que revolucionou o mundo com sua invenção (a tipografia) possibilitando a impressão de bilhares de exemplares do LIVRO SANTO.

O HOMEM, contudo, desvirtua-lhe o propósito ao fazê-lo da forma mais vil: meramente mercantilista. E para tanto, vale-se de subterfúgios cada vez mais mesquinhos, como o fazem os publicitários nos comerciais de creme dental, ou de margarina, ou de cerveja etc. Não basta ser a BÍBLIA, tem que ser “melhor” que a do concorrente.

Se comentada (em geral “todas” são), tem que ser a “mais completa”; “a mais eficaz”; “a mais original”; “a mais aguardada”; “a mais vendida”... Tem que fazer valer o “trabalho” do editor, do compilador, do comentarista... E nessa hora o rótulo faz toda a diferença.

Do Obreiro Aprovado; Da Graça Diária; Da Batalha Espiritual e Vitória Financeira; De Dake; De Ensino Pentecostal... E por aí vai. Nunca a chamada é para a substância, para o produto em si, para o essencial, mas sempre para a embalagem, para o aditivo, para o extravagante, para o plus ali contido.

Quisesse prosseguir, poderia falar ainda:

Do EXCLUSIVISMO MINISTERIAL: AQUI Jesus salva! SÓ COMIGO está a verdade! SÓ EU conheço o caminho!...

Das CAMPANHAS MIRABOLANTES: “SETE mergulhos em tal lugar”; “DOZE colunas de tal coisa”; “TRINTA dias de tal sacrifício”...

Das CHAVES;
Das SEMENTES;
Das OFERTAS;
Dos DESAFIOS;
Dos GIGANTES;
Das BATALHAS JUDICIAIS (inclusive)
Das ÁGUAS BENTAS;
Dos CAJADOS DE MOISÉS;
Das PEDRINHAS DE DAVI;
Etc. etc. etc.

Mas ainda é 3 de janeiro e temos pela frente outros 362 dias de 2011 para lamentarmos e chorarmos aos pés do SENHOR.

Que ELE tenha misericórdia de nós.

Prossigo (envergonhado) para o Alvo... Fp. 3:14
............................................................................

Saiba mais sobre o Pr. Marcelo Oliveira em: DAVAR ELOHIM - A Supremacia das Escrituras

domingo, 2 de janeiro de 2011

VAI-SE UMA BENÇÃO VELHA... NOVAS VÊM EM SEU LUGAR!!! COMPRE JÁ A SUA!



2010 se foi, e com ele a BENÇÃO dos R$900, a dos R$610, e dos R$7,00 e tantas outras que infestaram os programas "evangélicos" para TV, rádio e internet. Mas as "sementes" já estão florescendo.

Por que será que estes mercadores da "fé" não cessam de "profetizar" soluções mirabolantes para os problemas financeiros na vida dos "crentes"?

Seria por que muitos desses "crentes" perderam há tempos o controle financeiro de suas próprias vidas? Perderam o discernimento dos espíritos? Perderam o prazer pelas coisas santas? Esqueceram-se que é pelo suor do trabalho que homem propicia pão para sua mesa? Apelaram para a "lei do menor esforço"? Renderam-se aos apelos de MAMOM?

Mas, como não poderia deixar de ser, ressurgem os vendilhões, numa nova roupagem, como quem nada pedem, mas oferecem respostas para o "maior e mais importante" problema da humanidade - em detrimento aos espirituais -, com "novas" e mais convincentes mensagens de prosperidade para o ano de 2011.

Vejam abaixo o trecho de um e-mail que recebi no último dia do ano passado:
Próspero e Fiel

Conselhos bíblicos para administração de finanças pessoais

O verdadeiro foco da bíblia sobre o dinheiro!

www.prosperoefiel.com.br

NÃO SEJA ENGANDO PELOS FALSOS PASTORES

APRESENTAÇÃO
Milhões de pessoas nascem e crescem dentro de um sistema de escravização onde estão destinadas a trabalharem durante toda a vida somente para pagar impostos, juros de bancos e cartões de crédito. É um sistema de débito eterno.

Como ter uma vida financeira equilibrada numa economia disposta de modo a induzir ao consumismo e pagamento de débitos intermináveis?

Saiba como a bíblia pode te ajudar, Próspero e Fiel é um livro sobre administração de finanças pessoais com fundamento em textos da bíblia.

Compre hoje mesmo!
Notaram os trechos em destaque (grifos nossos)?

Esse cara vai longe!!!

Prossigo (nauseabundo) para o Alvo... Fp. 3:14

Related Posts with Thumbnails