Rádio Rhema Online

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CARNAVAL! VOCÊ SABIA QUE...?


... O CARNAVAL é uma festa pagã que foi adotada pela Igreja Católica no século II d.C. como forma de substituir os festivais romanos de primavera, mais especificamente a BACCHANALIA?[1]

Tal celebração tinha como finalidade a adoração a BACCO (deus do vinho) a quem faziam oferendas e agradeciam pela fartura das colheitas. Daí a origem da palavra BACANAL – dada a natureza da festa e do modo como se expunham os foliões após algumas rodadas de vinho: orgias, devassidão, luxúrias e glutonarias. Um verdadeiro CARNAVAL (festival da carne).

Segundo o entendimento daquela igreja, a exposição da carne e a liberação das paixões nos dias que antecediam à Páscoa Cristã – Quaresma –, era uma forma de preparar os “fiéis” para um período de consagração, jejum e comunhão com o Senhor. Ledo engano!

O CARNAVAL desnuda não apenas o corpo físico, mas expõe o ser humano à infâmia do PECADO, despindo corações e mentes, alma e espírito, revelando o “verdadeiro” homem debaixo da carne: O HOMEM DO PECADO.

Nesses dias a timidez perde o sentido, a moral se desvanece, e a vergonha dá lugar à desonra. O horrendo se faz belo, o contido se libera, e o que era puro se putrefaz exalando o mau cheiro do PECADO.

E por mais que se camuflem aqueles que, para ele (o carnaval) se “enfeitam”, logo se lhes CAEM AS MÁSCARAS, ao ruflar dos tambores, ao som do samba-enredo.

Saiba, porém, meu amigo, que há um DEUS que tudo vê e que nos conhece muito além dos limites da nossa frágil tez bronzeada, de nossos míseros corpos enfeitados, de nossas pobres mentes envaidecidas.

“Porque a Palavra de DEUS é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de duplo corte, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4:12-13).

Portanto, antes de se enveredar pelas fileiras dos que se perdem no
PECADO, atente para o que diz a Palavra do Senhor:

“Eis que cedo venho! E a minha recompensa está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Bem aventurado aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os perversos, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap. 22: 12; 14 e 15).

Que o Senhor Jesus te abençoe e te ajude a discernir e decidir qual seja a melhor escolha para a tua VIDA nestes dias de CARNAVAL.

Com AMOR FRATERNO,

Prossigo para o Alvo... Fp 3.14

ATENÇÃO: Se após a leitura desta mensagem você sentir o desejo de aceitar a JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, faça-o imediatamente, orando a DEUS onde quer que esteja.

Você pode dizer assim: “_Senhor DEUS, reconheço que sou pecador e que JESUS CRISTO Teu Filho é o único meio pelo qual o homem pode ser salvo e liberto do pecado. Por isso te peço: perdoa os meus pecados e recebe-me agora como teu filho, em nome de JESUS. Amém."

[1] The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997.

5 comentários:

Santidade disse...

PORQUE VOCE AFIRMA QUE É UM "LEDO ENGANO"??a exposição da carne e a liberação das paixões carnais nos dias que antecediam à Páscoa Cristã – Quaresma –, É SIM uma forma de NOS preparar para um período de consagração, jejum e comunhão com o Senhor!!É UM PERIODO DE RENUNCIAR, DE PREPARAÇÃO PARA A FESTA MAIOR QUE É A ETERNIDADE!Jesus assumiu a CRUZ, hje eu tb assumo a minha Cruz pela força do Sangue de Jesus!quero estar repleto do Espirito Santo!Nós Católicos Apostolicos Romamos NEGAMOS A CARNE, lutamos contra o pecado E ACEITAMOS A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS, SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO!!DEVEMOS ABANDONAR OS DESEJOS CARNAIS, BUSCAR UMA CONVERSÃO DIARIA, PELA ORAÇÃO E INTIMIDADE COM DEUS!!!reconhecemos que é NO CÉU QUE SE CUMPRE AS PROMESSAS DE DEUS, E QUE A TERRA SÓ SE TORNA CÉU SE NELA SE CUMPRIR A VONTADE DE DEUS, EU VIVO A VONTADE DE DEUS AQUI NA TERRA!!sou feliz porque sirvo ao Deus vivo e sirvo na Igreja que Ele nos deixou!tome cuidado com suas palavras de agressoes, isso não vem de Deus, não é coida de cristão!!!paz e bem!Shalom

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão e amigo,
Pb. Robson Silva

Infelizmente, nem sempre as pessoas entendem a diversidade no pensamento, e a tem como afronta.

Em todo o caso, que caiam as escamas e venha a verdadeira luz do evangelho sobre os tais.

Parabéns pela exposição.

Um grande abraço,

Seu conservo em Cristo,

Pr. Carlos Roberto

ROBSON SILVA disse...

Minha querida (ou meu querido; não sei) SANTIDADE,

Não tenho a pretensão de debater com você a legitimidade da IGREJA CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA como sendo ou não a representante deixada por DEUS para os crentes em JESUS, ou como você diz: “A Igreja que ele nos deixou”. Mas gostaria de convidá-lo a refletir um pouco mais sobre suas “assertivas”, principalmente no que diz respeito ao “PERIODO DE RENUNCIAR, DE PREPARAÇÃO PARA A FESTA MAIOR QUE É A ETERNIDADE!”.

Estou convicto – o pior cego é aquele que não quer ver (Mc 10.51) – de que o dia de CARNAVAL, bem como os períodos que o precedem ou sucedem não podem DE MANEIRA ALGUMA preparar quem quer que seja para um encontro com DEUS; pelo menos não para um encontro de VIDA ETERNA. E te asseguro, com todo respeito e grande temor diante de DEUS, que você não encontrará uma só linha nas Sagradas Escrituras que de alguma forma possa corroborar com tal pretensão. Pelo contrário, são inúmeras as passagens bíblicas que nos recomendam um afastamento “quase” que completo das coisas da carne – digo quase porque nos seria impossível viver neste mundo não fosse neste corpo que perece ( 2Co 5.16; 10.13; Fp 3.4; 1Pe 4.2) – até que cheguemos a estatura de varão perfeitos (Ef 4.13).

SANTIDADE, aconselho-te que investigue melhor a Palavra de DEUS e "abra os teus olhos" para a realidade que se apresenta nestes dias pré e pós carnavalescos...

Dizer que este "É UM PERIODO DE RENUNCIAR, DE PREPARAÇÃO PARA A FESTA MAIOR QUE É A ETERNIDADE!" é mais que "LEDO ENGANO" é CEGUEIRA!

Poderia prosseguir dissertando sobre inúmeras razões para repudiarmos o CARNAVAL, não só na forma como se apresenta, mas de qualquer outra possível, mas teria que fazê-lo em um segundo post... Aqui nos comentários não será possível. Mas se te interessar uma investigação mais acurada, recomendo uma leitura preliminar dos seguintes textos bíblicos: Capítulos 1, 2, 5, 6, 7, 8 da Carta de Paulo aos Romanos.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte... Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus... Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Rm 8.1,2,5-8,13)

Prosseguimos num outro momento.

Que DEUS te abençoe

Pastor Guedes disse...

Caro Amigo Robson,

Graça e Paz!

Fiquei feliz com seus últimos comentários e o retorno de nosso contato (suas palavras são dignas de um mestre).

Excelente seu texto. Tenho falado ultimamente, a pedido de minha igreja, para jovens em retiros espirituais e o assunto que introduzi nesse carnaval foi precisamente esse que o Amado dissertou aqui.

Parabéns!

Em tempo. Meu blog foi afetado por vírus e acabei por excluir os meus blogs favoritos, mas já estou revendo a condição anterior e expondo o seu entre os melhores.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

ROBSON SILVA disse...

Meu prezado Pr. Guedes,

Tua vinda ao PPA é sempre motivo de grande orgulho santo deste teu humilde pupilo...

Que o ETERNO te abençoe poderosamente... Estou seguro de que esta juventude está em boas e fortes mãos...

Abraços!

Related Posts with Thumbnails