Rádio Rhema Online

sexta-feira, 29 de março de 2013

E PRA VOCÊ, O QUE A PÁSCOA SIGNIFICA?



Enquanto para alguns a Páscoa não passa de um feriado “santo”, para outros é apenas uma grande jogada de “marketing”; uma boa oportunidade de presentear e ser presenteado com ovos de chocolate ou bombons; de comer um bom bacalhau; de confraternizar com familiares e amigos.

O que muitos ignoram (na mais profunda acepção da palavra) é que o verdadeiro sentido da Páscoa não consiste em “coelhos e ovos”, mas em uma mensagem poderosa e solene que fala tanto ao Judeu quanto ao Cristão.

Para o primeiro, um estatuto perpétuo (Nm 9.2; 28.16; Lv 23.5) no qual se celebra a libertação dos Hebreus da escravidão após quatro séculos debaixo do cetro de Faraó; a Pessach – do hebraico פסח = “passagem” – de um povo estrangeiro e oprimido, rumo à liberdade e à Terra Prometida.

Para o segundo, de igual forma, o cumprimento de uma promessa há muito feita à humanidade, que transcende ao período faraônico e remonta aos idos de Adão. A promessa de um Libertador que haveria de vir e diante do qual todo joelho se dobraria (Fp 2.10); um Cordeiro novo, perfeito e imaculado provindo de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

Mas era necessário, antes, que Ele fosse “ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades”; para que pelo “seu castigo e pelas marcas deixadas em seu corpo tivessemos Paz e fossemos sarados.” (Is 53.5).

N’Ele se cumpre, portanto, a promessa de libertação da escravidão e do jugo do pecado, da opressão de Satanás e do aguilhão da morte (Lc 4.18,19). Cristo é a nossa Pessach (1Co 5.7); a nossa passagem rumo à “Terra Prometida”, à Pátria Celestial preparada por Deus para aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos.

Portanto, “seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4.10-12).

JESUS é a nossa Páscoa!

Prossigo para o Alvo... Fp 3.14

4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo e Pb. Robson Silva,

Parabéns pela exposição simples e objetiva.
Que possamos comemorar o verdadeiro sentido da Páscoa em nossos corações.

Um grande abraço,

Seu conservo e admirador,

Pr. Carlos Roberto

Alexandre Barbosa disse...

Boa exposição, parabéns

ROBSON SILVA disse...

Paz em Cristo meu prezado Pr. Carlos Roberto.

Grato por tuas gentis palavras... Estou matriculado em boa escola!

Abraços!

ROBSON SILVA disse...

Caro Alexandre,

Grato por tua visita e pela palavra de apoio.

Abraço

Related Posts with Thumbnails