Rádio Rhema Online

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

FAMÍLIA: CÉLULAR MATER DA SOCIEDADE...

“Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?”
Imagem: http://oglobo.globo.com/infograficos/familias/

Diante da pergunta (quase sempre capciosa) da Câmara com respeito à definição de família e da sua origem (leia-se “núcleo formado a partir de”), temos algumas considerações a fazer. Mas antes vejamos o que nos diz o léxico da nossa língua portuguesa acerca dos vocábulos FAMÍLIA e NÚCLEO:

1. O termo família, de acordo com o Dicionário Eletrônico Michaelis, pode ser definido, entre outros, como:

família 
fa.mí.lia
 
sf (lat família) 1 Conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto, particularmente o pai, a mãe e os filhos. 2 Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem ou provenientes de um mesmo tronco; estirpePessoas do mesmo sangue ou não, ligadas entre si por casamento, filiação, ou mesmo adoção, que vivem ou não em comum; parentes, parentela. [...] 9 Quím V grupo. F. conjugal, Sociol: grupo constituído por marido, mulher e filhos menores ou solteiros. [...] F. paternal, Sociol: grupo constituído por um casal, todos os descendentes masculinos e seus filhos menores. [...] F. tronco, Sociol: grupo constituído por marido, mulher e um filho casado, com sua prole, vivendo todos sob o mesmo teto. [...] (Sublinhados nossos)

2. O mesmo dicionário define o termo núcleo como:

núcleo
nú.cleo1
sm (lat nucleu) 1 Biol Massa esferoide complexa, essencial à vida das células, e encontrada na quase totalidade das células dos seres vivos.  [...] 7 Parte central de um todo, parte central do átomo; centro. 8 O ponto principal, a parte essencial de uma coisa. 9 O melhor de qualquer coisa; escol, flor, nata. [...] (Sublinhados nossos)

Considerando apenas estes dois termos e, fazendo uma análise das definições encontradas, podemos concluir, sem sombra de dúvidas, que a FAMÍLIA é sim a CÉLULA MATER DA SOCIEDADE, formada, original e invariavelmente, a partir da “união” entre HOMEM e MULHER.

É óbvio – e nem me atreveria dizer o contrário – que os tempos modernos e a pós-modernidade, nos forçaram a conceber MODELOS DISTINTOS DE FAMÍLIA, diverso daquele originário: “o pai, a mãe e os filhos” ou “constituído por marido, mulher e filhos”.

Tais modelos, por sua vez, derivam de fatores secundários, quase sempre em decorrência de relações conturbadas; logo, necessários “apenas” ao “socorro” daqueles que se tornaram, de alguma forma, “vítimas” dos desajustes e desarranjos do MODELO ORIGINÁRIO: NUCLEAR.

É o caso dos MODELOS DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS, RECONSTITUÍDAS, FRAGMENTADAS, ANAPARENTAIS, COMUNITÁRIAS, HOMOPARENTAIS POR ADOÇÃO e por aí vai.

Não obstante, somos forçados a reafirmar que, “o ponto principal, a parte essencial da coisa” ou “o melhor da coisa”, “a flor, a nata”, ainda reside na UNIÃO DE “MACHO E FÊMEA”, sendo estes, portanto, “ESSENCIAIS À VIDA”.
“E criou Deus o homem [o ser humano] à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra...” (Gênesis 1:27-28)
Daí, que, mesmo que alguém, ou algum sistema, por mais VANGUARDISTA que pareça ser, tente convencer-nos do contrário, seremos obrigados a dele discordar, se não pela FÉ, mas pela RAZÃO!

Prossigo para o Alvo... Fp. 3.14.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails