Uma vida dedicada ao Ministério Evangelístico Infanto-Juvenil
Após uma “longa semana longe do ninho” a irmã Vera Carvalho (minha esposa) retorna maravilhosa, ainda mais bela, e renovada de suas forças espirituais para lutar contra as hostes de satanás em prol das crianças desse nosso Brasil.
Chamada pelo Senhor há mais de 20 anos para esse mister, a irmã Vera tem dedicado boa parte de seu tempo, esforço, conhecimento e amor para levar às crianças com as quais tem trabalhado as boas novas de salvação em uma linguagem acessível e prazerosa.
Voluntariosa e abnegada, esta serva do Senhor não tem poupado esforços para aprimorar seus conhecimentos nas áreas de educação e evangelização infantil, a fim de transmiti-los em seu melhor para o aperfeiçoamento e crescimento da obra redentora na vida dos pequeninos. Seja na igreja, entre os familiares ou em sua atividade profissional, o afinco e dedicação tem sido os mesmos.
Engajada há oito anos nas atividades da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças, a irmã Vera participou na última semana (28/07 à 01/08) do 16º Congresso APEC, que este ano teve por tema: “O MELHOR DO BRASIL É A CRIANÇA”.
O Prossigo para o Alvo entrevistou a irmã Vera Carvalho e obteve informações gloriosas da atuação do Espírito Santo na vida dos participantes do evento; do quão importante tem sido esse ministério para sua vida; e dos resultados obtidos ao longo desses anos.
Acompanhe a entrevista na íntegra.
PPA - O Que é a APEC e quando se deu seu primeiro contato com esse ministério?
VC - A APEC é uma entidade interdenominacional que tem como objetivo levar as crianças a Cristo, preparando para isso voluntários em todo o Brasil e em diversas partes do mundo, para o evangelismo pessoal e em grupo, além de diversas outras atividades relacionadas com a educação bíblica. Meu primeiro contato com a APEC se deu no ano de 2000 quando fui convidada para ministrar aulas bíblicas em uma escola de educação infantil no bairro onde moro. Nessa mesma ocasião, fui indicada por uma irmã a conhecer os trabalhos da APEC. Desde então percebi que Deus havia providenciado uma porta para o aperfeiçoamento de minha chamada para esta obra.
PPA - Como a irmã descreveria o chamado de Deus em sua vida?
VC - Não sei ao certo como responder a essa questão. Sei que tenho um chamado para trabalhar em sua obra, mas quando, como e onde é Deus quem determinará. Amo crianças, adolescentes e jovens, e o Senhor tem nos usado para esse ministério. Como continuará sendo não sabemos ao certo... O Senhor o sabe! E Nele temos depositado nossa confiança e nossas vidas.
PPA - Qual a importância da APEC nesse seu chamado?
VC - A APEC tem sido uma benção em nossas vidas. Recursos materiais, oração, estudo da palavra, encontramos de tudo na APEC. Todo esse acervo tem sido usado de forma bastante satisfatória tanto na igreja como em nossa atividade profissional com as crianças da escola da qual sou diretora; a mesma que há oito anos me convidou para ser professora de aulas bíblicas, para a glória de Deus! Sem falar dos congressos realizados pela APEC, sempre muito edificantes, como no último, realizado na semana passada.
PPA - Como a irmã classificaria o trabalho realizado pelas nossas igrejas evangélicas no que se refere à evangelização de crianças?
VC - Sei que muito se tem feito nessa área, em especial por algumas igrejas e instituições voltadas para a assistência a criança e ao adolescente, mas não é o suficiente. A precariedade e a miséria em que vivem milhares de crianças no Brasil e no mundo nos preocupam e certamente é algo que nós cristãos temos a obrigação de atentarmos com maior carinho, em especial os que foram chamados por Deus para esse ministério. É importante lembrarmos que essas crianças são o alvo preferido de Satanás e que nós servos e servas do Senhor estamos alistados nessa milícia para lutar contra as forças do mal.
PPA - É possível conciliar família, trabalho, igreja e ainda dedicar parte da vida para a obra evangelística infantil? Como?
VC - Sim, desde que a família esteja totalmente envolvida e engajada no chamado de Deus. Por outro lado, não será possível dedicar especial atenção para todas as áreas. Razão pela qual temos que orar para que o Senhor trabalhe no coração da família (cônjuge e filhos) a fim de que todos tenham um mesmo objetivo. Posso assegurar, no entanto, que não é fácil conciliar tanta coisa num dia tão curto como o nosso, com apenas 24 horas (risos).
PPA - Durante sua participação nesse 16º Congresso APEC, o que mais lhe tocou ou chamou a atenção?
VC - Havia muitos missionários participando do evento, e seus testemunhos foram verdadeiramente tocantes, em especial os que estiveram recentemente na África. A forma como Deus os tem sustentado diante da precariedade da vida que ali se vive, nos faz crer ainda mais no poder de Deus e reconhecermos que somente suas poderosas mãos são capazes de no suster. Também os devocionais, as oficinas e o carinho com que todos se dedicaram para o aperfeiçoamento dessa obra foram bastante marcantes. Mas o ápice de todo o evento não poderia deixar de ser senão a Palavra ministrada em todos os dias pelo estimado Pr. Russell Shedd, com quem tivemos o privilégio de almoçar e até bater um “papinho”. Foi uma glória!
PPA - Que lições ou conselhos a irmã daria ao leitor do nosso Blog que tem o mesmo chamado que a irmã ou gostaria de dedicar-se ao ministério infantil?
VC - Que não olhem para os obstáculos que possam surgir ao longo de suas carreiras cristãs, seja eles de ordem financeira, pessoais, institucionais e outros. Que invistam todo tipo de recursos necessários para o aperfeiçoamento de seus ministérios, com cursos, materiais didáticos, vídeos, participação em eventos, palestras, ou mesmo em simples reuniões congregacionais. Todo esforço é bem vindo. Além disso, que vivam uma vida de oração e súplicas por si e por aqueles a quem pretendam alcançar, além de incansável estudo das sagradas escrituras.
PPA - Gostaria de deixar algumas considerações finais?
VC - Gostaria de agradecer essa oportunidade de falar daquilo que o Senhor tem feito em nossas vidas e aproveitar para deixar os dados para aqueles que queiram contatar a APEC em São Paulo (sede nacional).
APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças
Rua Ten. Gomes Ribeiro, 216 – Vl. Clementino – São Paulo – 04038-040
Telefone: (55 11) 5574-8661
Site: www.apec.com.br
.........................................................................................
A irmã Vera Carvalho é esposa dedicada, mãe amorosa e serva fiel do Senhor.
Formada em Pedagogia com ênfase em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade Interlagos (SP/06), é exímia defensora da ética na educação infantil, tendo desenvolvido sua monografia sob o tema: “A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL”.
Profissionalmente atua como diretora da Escola Céu Azul, instituição mantida pela Associação Cristã de Ensino.
Nas igrejas onde congregou, atuou como professora da EBD e líder dos departamentos infanto-juvenil, tendo coordenado diversos congressos e atividades ligadas a evangelização e educação.
Contatos para apresentações e palestras em congressos infantis:
Vera Carvalho de Oliveira Sousa
e-mail: veracsousa@bol.com.br
Telefone: (11) 5921-3977 / 5926-0127 / 7121-6946
Prossigo para o Alvo... Fp. 3:14