Já de algum tempo a humanidade vem passando “terríveis” transformações ideológica, social, cultural e religiosa.
Digo terrível não por entender que transformações não sejam necessárias ou benéficas, afinal, o homem é um animal social em constante transformação, ou como diria Paulo Freire “Um ser inacabado”, e disso não resta a menor dúvida. A imperfeição é algo inerente a todas as gerações pós adâmica.
Acerca deste mister ensina o apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses: “ O qual transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” (Fp 3:21).
No entanto, não é apenas ao corpo físico que o apóstolo faz referência, ele fala também das transformações psicológicas, culturais e sobretudo espirituais. O mestre entre os gentios parece caminhar na “contra mão” – não confundir com retrocesso – das transformações experimentadas pelo mundo de sua época, admoestando tanto àqueles quanto aos que haveriam de vir a não se conformarem com os padrões e regras ditadas ou impostas pelo mundo. Vejamos:
“Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm.12:2).
Notem que o apóstolo faz menção à “boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” e não aos anseios, desejos, vontades, concupiscências e outras inquietações do homem.
Mas não é o que temos visto acontecer. A humanidade parece caminhar numa marcha acelerada, ininterrupta, transloucada, em direção a uma grande e espaçosa porta que conduz a um grande e terrível abismo... Nada pode detê-la; nada pode refreá-la.
A pergunta que faço é:
Seguiremos porfiando por entrar pela porta estreita ou nos renderemos ante os apelos da grande muldidão?
Prossigo [na contramão] para o Alvo... Fp. 3:14
3 comentários:
Prezamigo presbpr. Robson Silva,
A paz de Cristo, o nosso Senhor!
Estamos no caminho errado(para os do mundo) e no correto para os que desejam seguir com simplicidade o que copiei do seu texto:
“boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”
Desagrada ao mundo, mas nos faz sentir regozijantes com a verdade confirmada em nossos corações pelo poder do Espírito Santo de Deus.
O Senhor seja contigo, nobre irmão!
O menor de todos os menores.
Meu prezado pastor e amigo Newton Carpintero.
É sempre uma alegria recebê-lo aqui no PPA.
TÊ-lo ao meu lado nesta jornada é um alento que me dá forças para prosseguir.
Espero poder contar com a tua amizade, companheirismo e firmeza durante toda a caminhada.
Forte abraço.
Prossigamos NA CONTRA-MÃO para o alvo...
Caro companheiro, teu blog é um incentivo a fé Cristã, Deus te abençoe.
Abraços
Ev. Jairo Elin
Postar um comentário