Mês passado o país foi surpreendido por uma notícia estarrecedora, que pegou de “calças curtas” até mesmo os mais aguerridos membros do Green Peace – sem falar do nosso "honorável" ministro do meio ambiente, Carlos Minc: a entrada de lixo britânico em terras tupiniquins.
Conforme apurado, o lixo britânico armazenado em 99 contêineres desembarcados nos portos de Santos (SP) e Porto Alegre (RS) começou a ser encontrado no Brasil no fim do mês passado.
Ontem (23/07), durante a cerimônia de abertura de uma feira de produtos orgânicos na cidade de São Paulo, o presidente Lula foi enfático ao declarar que o Brasil vai devolver o indesejável lixo: “Eles que são tão limpos e que querem despoluir tanto mandam para cá contêineres de lixo dizendo que é para reciclagem. Quem vai reciclar uma camisinha? Quem vai reciclar lixo hospitalar? Pegar uma seringa, reciclar e aplicar de novo?"
Indignado que fiquei com a notícia, comecei a me perguntar: Há quanto tempo não estamos recebendo lixo importado e fazendo uso dele como se fosse algo de grande valor? Afinal, é importado!
O que dizer então do Evangelho? Será que poderíamos enquadrá-lo nessa reflexão?
O apóstolo Paulo ao escrever aos Gálatas é taxativo em sua doutrina: “Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”
“ôs proeirêkamen kai arti palin legô ei tis umas euaggelizetai par o parelabete anathema estô” (grego).
Como não sou nenhum lingüista ou estudioso dos originais bíblicos (talvez o Prof. Esdras Bento coopere conosco nesse mister) não pretendo me aprofundar na análise do termo. No entanto, uma exegese rápida do texto parece deixar claro que o apóstolo havia refutado qualquer possibilidade de aceitação de tudo quanto não fosse genuinamente bíblico ou que não guardasse relação com o evangelho de Jesus Cristo. Vale lembrar que o cânon tal como conhecemos ainda não havia sido completado.
Embora para os gregos o termo anátema fosse aplicado a princípio para designar uma oferenda dedicada a uma divindade: como a oferta de animais, frutas ou mesmo a deposição de um bem em favor daquela, a aplicação no texto parece denotar algo deletério, amaldiçoado; algo que deva ser descartado ou posto de lado – LIXO.
É bem possível que a relação com as oferendas gregas se devesse ao fato de que estas se decompunham (apodreciam) rapidamente provocando mau cheiro e ajuntamento de insetos e pragas; daí a necessidade de remoção e renovação da oferta - LIXO.
Para o judeu - embora tivesse outra aplicação – o termo guardava o mesmo sentido, já que tudo quanto fosse amaldiçoado, impuro, contaminado ou que tivesse sido rejeitado ou reprovado pelo Senhor deveria ser considerado anátema, e extirpado do meio do povo.
Esse entendimento pode ser visto mais claramente na passagem do livro de Josué quando da derrota parcial para o povo de Ai: “Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.” (Js 7:13).
Na referida passagem, a ordem do Senhor é clara: “Aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel.” (v. 15).
Voltando as minhas reflexões (cá com os meus botões) fico a me perguntar: quantos de nós não tem importado ou, na pior das hipóteses, feito vistas grossas para o todo esse “LIXO GOSPEL” que tem contaminado nossas casas, nossos púlpitos, nossas igrejas?
Não falo do lixo mundano: das músicas com letras pornográficas, das oferendas satânicas preconizadas pelas novelas “globais”, da libertinagem juvenil traduzida em vestes impudicas. Falo das aberrações, dos modismos, das heresias e dos abusos cometidos por cristãos dito evangélicos em nome de Deus. Falo das músicas melodiosas (para não dizer melosas) com letras sedutoras que falam de vingança, de coisas “tremendas” e da exaltação humana às vistas desse mundo perdido. Falo de um evangelho vendido (isso mesmo) a preço de ouro, para o qual se não houver pagamento não há propagação; cujo conteúdo pode ser encomendado “a gosto do freguês” – afinal o cliente tem sempre razão! LIXO! LIXO! LIXO! Tudo isso não passa de LIXO!
Eu bem poderia prosseguir num melancólico desabafo, mas não foi para isso que o Senhor me chamou. Por isso quero valer-me desse espaço para protestar contra esse LIXO A CÉU ABERTO que, sob pretexto de oferenda, contamina o neófito, adoece o fraco, mata o enfermo...
É preciso tomarmos coragem para remover de nossos altares toda essa porcariada e lançarmos fora de nossos templos (1Co 3:16) toda essa porcariada que nem ao menos sabemos de onde vem.
Sobre o lixo britânico, o Ministério das Relações Exteriores já disse que vai denunciar o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos.
E os ministérios das igrejas de Cristo na terra, o que pretendem fazer do LIXO GOSPEL?
Prossigo protestando...
Fontes: O Estadão - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lixo-da-inglaterra-vai-comecar-a-ser-devolvido-na-segunda,407685,0.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-vai-devolver-conteineres-de-lixo-a-inglaterra-diz-lula,407238,0.htm
O Globo – http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/07/23/lula-diz-que-vai-devolver-para-inglaterra-lixo-enviado-ao-brasil-em-conteineres-756940790.asp
Rádio Rhema Online
sexta-feira, 24 de julho de 2009
DEVOLVENDO O LIXO ALHEIO...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Caro Pb. Robson,
Boa comparação e exegese meu amigo.
Que Deus continue abençoando a sua vida.
Que cada um cuide do seu lixo, literalmente falando, e no caso da vida espiritual, que o Senhor nos dê discernimento para rechaçar o que não bíblico nem de bom alvitre entre nós!
Parabéns!
Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
lamentavel ! mas creio que tem muito lixo entrando no brasil de outras formas!
www.exejegues.blogspot.com
Paz, prezado Pr. Carlos.
Agradeço o comentário e aproveito para lembrar que se não tomarmos rápido a vassoura e a pá "santas", daqui a pouco não dá nem para caminhar em meio a tanto lixo...
Que o Senhor tenha misericórdia de nós!
Abraços!
Robson Silva
Meu prezado irmão Cláudio "apimentado"...
Visitei o EXEJEGUES a semana passada e fiquei bastante impressionado com o que vi... Parabéns pelo blog!
Agradeço a visita e ratifico o comentário... Infelizmente a falta de discernimento tem feito com que também em nossas igrejas entre muita porcaria...
Que o Senhor se compadeça de nós e traga um despertamento nesse sentido.
Abraços!
Em Cristo,
Robson Silva
Postar um comentário